Arquivo - Dezembro de 2006
 
infomambo.com.br
Home
   

31/12/06 Dom - Virada. Na noite da virada, uma queda na energia e a chuva atrapalharam um pouco a festa. Mas, faltando alguns minutos para a meia-noite, tudo estava bem e a fina chuva não impediu a comemoração, ao som do Grupo Trancaço e da dupla Mano e Magno. Houve também o lançamento do CD Cantores de Mamborê II, organizado por Osnir Morais. Joselaine Rogal foi escolhida em concurso para ser a capa do CD, que é composto por 12 músicas, sendo 11 cantores, entre duplas e cantores solo.


Capa do CD


Edimar, um dos cantores do CD

31/12/06 Dom - Missa. Com a igreja matriz super lotada, o Pe. Francisco celebrou a Missa na noite de 31 de dezembro, em Ação de Graças pelo ano que se findou.


Missa do Ano Novo

30/12/06 Sáb 16:33 - Praia. A dupla Luis Carlos e Juliano de Mamborê está na praia de Matinhos e permanecerá lá até 20 de fevereiro. Durante este período, realizam shows para os veranistas.

30/12/06 Sáb 14:25 - Palco. O palco já está sendo montado na Avenida Interventor Manoel Ribas, esquina com a Manoel Francisco da Silva. Nesse local acontecerá a festa da virada com sorteio de brindes e shows.


Palco sendo montado

29/12/06 Sex 14:47 - Eleição. O presidente da Câmara de Vereadores, para os últimos 2 anos desta gestão, será eleito no dia 2 de janeiro, às 20 horas, na sede do Legislativo Municipal. Todos os 9 vereadores votam. Declararam-se candidatos: Ivo Carlim, Claudinei Calori, Gumercindo dos Santos, Sebastião Martinez e Dirlei Martins Pereira. Portanto são 9 "eleitores" para 5 candidatos!

27/12/06 Qua 9:08 - Virada. A festa da virada em Mamborê acontece em frente a sede da ACIMAM. Às 21 horas tem o lançamento do CD Cantores de Mamborê II; 22 horas: discursos de autoridades; 22:30 h: sorteio da Rádio União e a moto da ACIMAM; 23 horas, show com Mano e Magno.

27/12/06 Qua 8:48 - Barranco´s. Dia 30 de dezembro acontece o I SAMBANEJO no Barranco´s Bar, com presença do grupo de samba e pagode Nova Tentação e da dupla Denner e Diego.

25/12/06 Seg 17:50 - Natal. A Missa da Noite de Natal foi celebrada ontem, às 21 horas, na Igreja Matriz. Ao invés da leitura do Evangelho, o mesmo foi encenado por pessoas da comunidade.


Encenação do Natal

25/12/06 Seg 17:44 - Informática. A ganhadora do microcomputador Celeron D 2.4 Ghz com HD de 80 GB completo, oferecido pela empresa Fábio Informática, foi Isabel Lopes de Medeiros. A promoção da referida escola foi lançada no início do ano letivo de 2006 e o sorteio foi no dia 21 de dezembro.


Fábio Kienen e Isabel Lopes de Medeiros

24/12/06 Dom 16:20 - Comércio. No domingo, véspera de Natal, algumas lojas abriram suas portas até meio-dia ou um pouco mais que este horário.


Av. Interventor Manoel Ribas bastante movimentada na véspera de Natal. Horário da foto: 12 horas

23/12/06 Sáb 9:57 - Decoração. Na noite de ontem uma equipe formada por representantes de algumas entidades de Mamborê visitaram as casas e estabelecimentos comerciais decorados com motivos natalinos. A equipe era formada pela Professora Luiza M. Barszcz e Edilson Glovienka, Departamento de Educação; Milguel Â. Baldissera, ADM; Iraci Ciconello, Colégio João XXIII; Professor Willian J. Baccon, Escola Rui Barbosa; Vilson Olipa, Rotary Club; Alessandro, Rádio União; Luis C. Barroso, ACIMAM; Marli Dranka, Escolas Municipais; e Anezia C. da Silva, AMAARTE. Três estabelecimentos comerciais foram indicados para receber os prêmios de primeiro a terceiro lugar, bem como três proprietários de casas residenciais. Apresentamos aqui os nomes em ordem alfabética. A colocação será conhecida somente no dia 31 de dezembro, na festa da virada, que deverá ser na esquina das avenidas Interventor M. Ribas e Manoel F. da Silva, em frente a sede da ACIMAM. Comércio: Concremam, Fermácia Globo e MZ Modas; Residências: Geraldo Veloso, Jurandir Messias dos Santos e Kleber Dorini. Reforçando que esta sequência, bem como a sequência das fotos abaixo, é por ordem alfabética. O primeiro lugar receberá uma TV 20 polegadas; o segundo e terceiro, uma sanduicheira. A premiação é válida para cada uma das categorias (residência e comércio).


CONCREMAM


MZ Modas


Farmácia Globo


Residência de Geraldo Veloso


Residência de Jurandir Messias dos Santos


Residência de Kleber Dorini, uma das casas indicadas para a premiação

22/12/06 Sex 13:28 - Helicóptero. Há pouco mais de uma hora um helicóptero da Força Aérea Brasileira, com 4 ocupantes, pousou no Estádio Municipal Ernesto Carlos Look, de Mamborê, devido à forte chuva que caía no momento. Ainda se encontra no local e está aguardando melhorias nas condições atmosféricas para seguir viagem.


Helicóptero da FAB no estádio


Ocupantes juntamente com o soldado Garcia, de Mamborê


A inevitável curiosidade!

22/12/06 Sex 10:42 - Mudança. Foi transferida a inauguração do ginásio de esportes do Guarani que seria hoje, devido à chuva. Provavelmente será no dia 28 de dezembro. A obra é resultado da verba viabilizada pelo deputado federal Hermes Pacianello (Frangão) e da contra-partida do Município, que também entrou com a mão-de-obra.

22/12/06 Sex 10:20 - Deputado. Douglas Fabrício foi diplomado no dia 19 de dezembro, às 16 horas, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Houve um jantar comemorativo no Restaurante Madalosso.


Vereador de Mamborê Claudinei, presente na Diplomação

21/12/06 Qui 13:31 - Missa. Acontece hoje a Missa em Ação de Graças dos funcionários públicos. Será às 20 horas, em frente a Prefeitura. Os funcionários receberão a tradicional cesta de natal.

20/12/06 Qua 9:50 - PRODEM. Em reuniões extraordinárias da Câmara de Vereadores de Mamborê, na última segunda e terça-feira, foi aprovado a criação do PRODEM - Programa de Desenvolvimento Econômico de Mamborê. Este isenta novas empresas de pagarem impostos, com base no número de empregos criados pela mesma. A empresa que oferecer de 5 a 10 empregos, ficará isenta por 2 anos; de 11 a 20 empregos, isenta por 5 anos; 21 a 50 empregos, por 10 anos. Se a empresa conseguir empregar 201 pessoas, ou mais, terá 20 sem pagar os tributos. Revogando uma lei de 1993, que concedia o terreno ao empresário, após 10 anos de funcionamento em um terreno cedido pela Prefeitura, a nova lei do PRODEM transfere o mesmo após 5 anos de funcionamento da empresa. Foi aprovado pela Câmara a criação do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Trata-se de uma exigência para que programas possam ser implantados na área rural, ou seja, terão que passar pela aprovação deste Conselho.

20/12/06 Qua 9:23 - CRAS. Ontem houve a entrega de certificados dos cursos oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, ao longo do ano de 2006: corte e costura, bordado em pedraria, eletrecista, aproveitamento de alimentos, pintura, costura industrial e manicure. No início, Odair Ratz ministrou uma palestra sobre motivação. Na manhã de hoje, acontece a entrega de certificados aos que concluíram cursos no Guarani, com a palestra de motivação, também.


Roupas confeccionadas durante o curso de corte e costura


Material produzido no Curso de Pintura do CRAS

19/12/06 Ter 9:27 - Hospital. Reunião histórica realizada ontem, na Casa da Amizade, para a transformação do Hospital e Maternidade Santo Antonio em uma Associação. A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde Jairo Arruda. Também fizeram parte da mesa: presidente da 11ª Regional de Saúde, Roosevelt Virgínio; Henrique Sanches Salla, prefeito de Mamborê; Secretário Municipal da Saúde, José Ângelo Giacomelli; Edelfonso Becker, membro do Conselho; Dr. Élvio Marindo Spigolon e Dr. Élio Ferraz Salvador, médicos e proprietários atuais do Hospital. Entre as mais de 130 pessoas presentes, estava Dr. Antonio Germano Wunsche, que fundou o Hospital Santo Antonio, em 1963. Edelfonso falou das dificuldades de se manter um hospital particular, principalmente em cidades do porte de Mamborê e da inviabilidade de se transformar em hospital municipal. Como Associação (ou Santa Casa), não há impostos a serem recolhidos, além de poder atender pelo SUS, planos de saúde e particulares. Becker também apresentou as 4 categorias de sócios: beneméritos, remidos, colaboradores e contribuintes. Estes, os contribuintes, são os que têm direito a voto, para a escolha da diretoria. Houve a aprovação por aclamação quanto à transformação do hospital de particular em Santa Casa. Em torno de 40 pessoas, entre os presentes, deixaram seus nomes como interessados em participar do quadro daqueles que iniciarão a Associação.


Secretário Municipal da Saúde José Ângelo Giacomelli; Roosevelt Virgínio, presidente da 11ª Regional de Saúde; Henrique Sanches Salla, prefeito de Mamborê; presidente do Conselho Municipal de Saúde Jairo Arruda; Dr. Élvio Marindo Spigolon, médico e sócio proprietário do Hospital; Edelfonso Becker, membro do Conselho; Dr. Élio Ferraz Salvador, médico e sócio proprietário do Hospital.


Mais de 130 pessoas na Casa da Amizade


Dr. Antonio Germano Wunsche e esposa Maria Sílvia - fundadores do Hospital, em 1963. Dr. Antonio havia chegado em Mamborê, recém formado médico, em 1959

17/12/06 Dom 13:34 - Balanças. O Rotary Club de Mamborê realizou ontem a festiva de final de ano, com a entrega de 5 balanças digitais para a Pastoral da Criança e da Saúde de Mamborê. Estas serão utilizadas para a pesagem mensal de mais de 600 crianças, em 11 pontos do município. Representando a pastoral, compareceram a Sra. Marlene Kloster e a Irmã Ivonete. Há alguns meses o Rotary Club de Mamborê havia elaborado um projeto, para a Fundação Rotária, solicitando o benefício para a Pastoral, através dos subsídios simplificados.


Balança digital


Durante a festiva do Rotary, o Papai Noel entregou presentes

15/12/06 Sex 10:55 - Show. O Barranco´s Bar traz Denner e Diego juntamente com DJ J. P., amanhã (sábado). Hoje, tem show com Luis Carlos e Juliano.

15/12/06 Sex 10:49 - Formatura. O Colégio Estadual João XXIII realizou na noite de ontem a cerimônia de Colação de Grau de 161 formandos, dos períodos da manhã, tarde e noite. A diretora Dalila N. Carvalho fez uso da palavra, bem como o vice-prefeito Domingos Martins Pereira, representando o prefeito. Após a cerimônia, aconteceu o baile com o Musical Satélite.


Mesa de autoridades


Professora Dalila - Diretora



Formandos 2006 do Colégio João XXIII

13/12/06 Qua 11:12 - Sobras. Os quase vinte mil cooperados da COAMO começam a receber hoje a antecipação das sobras no valor de R$ 15,2 milhões. Em Mamborê, são 970 associados que receberão esta primeira parcela. O setor comercial também aguarda pela sobras. Neste período acontece um aquecimento nas vendas. De acordo com Marino Mugnol, gerente do entreposto de Mamborê, as sobras são resultado da participação maciça dos cooperados e a administração profissional da cooperativa.

12/12/06 Ter 13:21 - Hospital. O Hospital e Maternidade Santo Antonio, após décadas funcionando em Mamborê, ameaçou de ser fechado há alguns meses. Há alguns dias o Dr. Élio Ferraz Salvador, um dos proprietários, disse em uma entrevista a uma rádio local que iria fazer as adequações necessárias para que obtivesse a liberação para continuar funcionando. Em conversa agora há pouco, com o Dr. Élvio Marindo Spigolon, também sócio do hospital, nos informou que desde 1 de dezembro cirurgias e partos não estão sendo realizados. Dentro de poucos dias começará a reforma para que as instalações sejam adequadas para o funcionamento normal. Por outro lado, acontecerá uma reunião no dia 18 de dezembro, com a finalidade de transformar o hospital em uma Associação Hospitalar (Santa Casa). Desta forma, haveria uma equipe, isto é, uma associação para administrar o hospital. Esta reunião é aberta ao público e, de acordo com o Dr. Élvio, "servirá para expor a situação e a idéia". Hoje, uma equipe da RPC - TV Cultura de Maringá esteve no local, completando uma matéria sobre as dificuldades que a Santa Casa de Campo Mourão vem enfrentando com o acúmulo de atendimentos à região e, com a interrupção de alguns serviços, em hospitais como o de Mamborê, a situação tende a piorar.


Carro de reportagem em frente o hospital

12/12/06 Ter 9:47 – Extraordinária. Na última reunião ordinária da Câmara, deste ano, o Poder Executivo deu entrada um Projeto que cria o PRODEM - Programa de Desenvolvimento Econômico de Mamborê. Entre outras coisas, objetiva o incentivo à instalação de novas empresas, através da isenção de impostos. Também reduz o período da concessão de terrenos para o funcionamento de empresas, ou seja, uma empresa que recebeu um terreno para se instalar e funcionar pelo período de 10 anos, terá um tempo de 5 anos e se tornará proprietária do mesmo. A discussão e, provavelmente votação, acontecerá nas reuniões extraordinárias da Câmara de Vereadores. A primeira desta reuniões deverá acontecer na semana que vem.

11/12/06 Seg 11:36 - Rotakids. Os integrantes do Rotakids Club de Mamborê, coordenados pela Dra. Olga Slawski Giroldo, estiveram no Patrimônio Guarani, no início deste mês, fazendo a entrega de presentes aos 54 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Santa Rita de Cássia, que tem Maria Aparecida de Oliveira Martins, na coordenação. Um veículo Kombi foi cedido pela Prefeitura Municipal para o transporte dos integrantes do Rotakids. Além dos presentes, os rotakidianos ofereceram bolo e refrigerante às crianças. Esta entrega foi possível graças ao pedágio realizado pelos próprios sócios do Rotakids, no mês de outubro, na parte central da cidade.


Rotakidiano fazendo entrega de presentes

11/12/06 Seg 8:47 - CCI. O Centro de Convivência do Idoso, coordenado por Enoé Eleotério da Luz realizou ontem um almoço para os frequentadores do CCI e padrinhos dos mesmos, no CTG. Houve a entrega dos presentes, feita pelos padrinhos, aos idosos do CCI. No momento, 147 idosos frequentam o Centro e há 14 internos, na casa Asilar.


Alguns frequentadores do CCI, momentos antes do almoço

09/12/06 Sáb 10:20 - Padroeira. Ontem foi o dia da Padroeira de Mamborê Nossa Senhora Imaculada Conceição. Houve Missa de manhã, com Crisma, celebrada pelo bispo diocesano Dom Mauro. Na sequência, almoço de confraternização no salão paroquial. Como já vem acontecendo há alguns anos, este almoço é sem bebida alcoólica. Foram sorteados um aparelho de rádio com CD player, um aparelho de DVD e uma bicleta. A ganhadora desta foi Leila Pelossi. O palhaço Pirulito e a Batatinha fizeram algumas apresentações e brincadeiras com as crianças.


Diácono Ediberto, Dom Mauro e Pe. Francisco


Crismandos, padrinhos e comunidade lotaram a Igreja Matriz


O Deputado Estadual Douglas esteve presente no almoço de confraternização

09/12/06 Sáb 8:28 - Convênio. O Rotary Club de Mamborê recebeu a visita do Reitor da Universidad Politécnica y Artística del Paraguay – UPAP, Professor Manuel Viedma Romero, acompanhado da presidente da referida instituição Emma Paoli de Viedma. A reunião foi realizada na Casa da Amizade Constantino Lisboa de Medeiros, em Mamborê, na noite de 7 de dezembro e contou com a presença dos sócios do Club, acompanhados das esposas. O prefeito Henrique Sanches Salla justificou a ausência. Devido a compromisso assumido anteriormente, o prefeito estava participando da cerimônia de formatura do Colégio São Luiz Gonzaga, no Guarani. Após os hinos do Brasil e do Paraguai, a presidente e o reitor da UPAP fizeram uso da palavra, falando um pouco sobre a Universidad , que está instalada em 4 cidades no Paraguai e que oferece serviços para mais de 40 cidades daquele país. Falaram da intenção de fazer parcerias em diversas cidades do Brasil, como já existe há algum tempo com a prefeitura da cidade de Cascavel-PR. Cursos de mestrado e doutorado, também são oferecidos pela UPAP. O Convênio foi assinado pelo presidente do Rotary Club de Mamborê Vilson Olipa e pelo Reitor da UPAP Professor Manuel Viedma Romero. Entre outros assuntos, o convênio visa fomentar o intercâmbio, através de cursos, seminários e estágios técnico científico e de aperfeiçoamento profissional, bem como identificar e executar projetos conjuntos na formação e qualificação de recursos humanos estratégicos levando em conta o que estabelece o MERCOSUL. Oferta de curso de língua espanhola, pela UPAP, também é uma possibilidade, com a assinatura deste convênio. No final, o presidente do Rotary Club fez a entrega de uma placa, ao reitor da UPAP, com esta frase: “Quando a educação e a cultura são colocados na pauta dos eventos, renasce a esperança de dias melhores para a humanidade”.


Assinatura do convênio pelo Reitor da UPAP e pelo presidente do Rotary Club de Mamborê


Sra. Emma Paoli de Viedma, presidente da UPAP discursando durante reunião do Rotary Club

07/12/06 Qui 11:45 - Paraguai. A presidente do Conselho de Adminstração da UPAP - Universidad Politécnica y Artística del Paraguay, Emma Paoli de Viedma, está realizando uma visita a Mamborê e Campo Mourão no dia de hoje. Logo mais, às 13 horas, concederá uma entrevista à TV Carajás de Campo Mourão. Às 17 horas, estará na Rádio Tropical de Mamborê. Na noite hoje, participará da reunião do Rotary Club de Mamborê.

07/12/06 Qui 11:09 - Câmara. A última reunião ordinária dos vereadores de Mamborê foi na terça-feira, dia 5 de dezembro. O recesso será até 5 de fevereiro de 2007. Na semana que vem deverá haver uma reunião extraordinária e a escolha do novo presidente da Câmara, para os próximos 2 anos, será em 2 de janeiro de 2007.

07/12/06 Qui 9:20 - Novo Ambiente. Já está em funcionamento em nossa cidade o Barranco´s Bar, nas antigas instalações do Kiko´s Bar. Novo ambiente, com música ao vivo todo final de semana.

06/12/06 Qua 9:23 - CRAS. Haverá solenidade de encerramento dos cursos de Eletrecista e Corte e Costura, realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Será no dia 19 de dezembro, no Centro Cultural.

06/12/06 Qua 9:20 - Alfabetização. O Departamento Municipal de Educação realizará a cerimônia de encerramento do Programa Paraná Alfabetizado. Será no dia 11 de dezembro, às 19:30 horas, no Centro Cultural.

05/12/06 Ter 8:56 - Polícia. A Polícia Militar de Mamborê conta com mais um soldado, perfazendo um total de 9, agora. O policial é da turma dos recém formados e já residia em Mamborê. No dia 7 de novembro uma equipe formada por representantes do Rotary Club, algumas entidades e o prefeito municipal estiveram no 11º Batalhão da Polícia Militar. Durante a reunião de solicitação de reforço ao efetivo de Mamborê, o Major Davi Faustino da Silva falou das dificuldades, mas disse que tentaria enviar pelo menos um policial a Mamborê, ainda em 2006. O soldado começa a trabalhar no dia 9 de dezembro.

05/12/06 Ter 8:44 - Confraternização. Alguns alunos e professores da VNT Cursos passaram o dia de ontem na Pousada A Fazendinha, em Campo Mourão, em um dia de confraternização. No final, houve sorteio de brindes aos participantes.


Alunos e professores da VNT

02/12/06 Sáb 23:45 - Matrícula. Uma longa fila foi formada do lado de fora da Escola Estadual Rui Barbosa, na tentativa de garantir uma vaga para os filhos estudarem no período da manhã. São 35 vagas para alunos que residem no perímetro urbano da cidade, para serem matriculados na 5ª série, no ano de 2007. Às 23 horas do sábado, momento em que a foto abaixo foi tirada, havia 42 pessoas. Portanto, 7 a mais do que o número de vagas. De acordo com as informações, o primeiro pai chegou no local às 4 horas da madrugada deste sábado; mais de 48 horas antes do início das matrículas, que terão início na manhã de segunda-feira.


Pais na fila, em frente a Escola

02/12/06 Sáb 18:16 - Papai Noel. Na noite de ontem aconteceu a chegada do Papai Noel. Um grande público esperou o "bom velhinho" em frente a Prefeitura.


Papai Noel, com prefeito, vice-prefeito e primeira dama

02/12/06 Sáb 17:50 - Pedágio. Há poucos dias algumas concessionárias de rodovias do Paraná entraram na justiça e conseguiram a autorização para aumentar o valor cobrado nas praças de pedágio. Agora foi a fez da VIAPAR e, a exemplo das outras, também obteve a liminar concedendo a permissão. Desta forma, a partir deste final de semana, a praça entre Mamborê e Campo Mourão passará a cobrar R$ 6,90 (veículos leves). Uma alta de R$ 0,30. Motos: R$ 3,50 e caminhões: R$ 5,80 (por eixo).

02/12/06 Sáb 17:26 - Formatura. A Escola Nossa Senhora de Fátima realizou a formatura de 21 alunos da Pré-Escola, na noite de ontem (sexta). Houve a apresentação de um vídeo, preparado previamente, onde os alunos aparecem estudando e realizando outras atividades na escola. A cerimônia foi conduzida pela diretora Ir. Olga. Houve o juramento dos pequenos formandos, presença do Papai Noel e entrega dos certificados.


Formatura da Pré-Escola


Várias homenagens foram feitas, pelos alunos

01/12/06 Sex 9:53 - Natal. Hoje tem a chegada do Papai Noel, em frente à Prefeitura. Uma vez mais acontecerá o Concurso de Decoração Natalina, organizado pela Prefeitura Municipal. O julgamento será feito por representantes da AMAARTE, SISMMAM, ADM, Rádio União, Rotary Club, ACIMAM, Colégio João XXIII, Escola Rui Barbosa e Escolas Municipais. O período de verificação será de 19 a 22 de dezembro. Os prêmios serão: 1 TV de 20 polegadas para o 1º lugar e 1 sanduicheira para as categorias: residência e empresa. Ainda falando de Natal, a ACIMAM continua realizando sorteios diários. São 6 brindes, de segunda a sexta-feira. O resultado de três sorteios pode ser acompanhado pela Rádio União, na parte da manhã; outros três, pela Rádio Tropical, no período da tarde. A lista completa, constando o nome da empresa que ofereceu o brinde, valor do mesmo, nome do ganhador, empresa onde fez a sua compra e a rádio que divulgou o resultado, está aqui no site. Clique na coluna ao lado, em Sorteio ACIMAM.


Presépio montado no interior da Prefeitura

01/12/06 Sex 8:43 - FESARTE. Ontem aconteceu o segundo e último dia do 5º Festival de Arte do Colégio João XXIII. Os mamboreenses souberam valorizar as apresentações artísticas, lotando o Centro Cultural.


Apresentação de dança


Público prestigiando o FESARTE

01/12/06 Sex 8:38 - AIDS. Hoje é o dia de conscientização quanto às formas de contaminação pelo vírus HIV. Em Mamborê, há 9 casos de AIDS.


Símbolo da Campanha de Combate à AIDS