A História de Mamborê através de fotos
 
infomambo.com.br
Página Inicial
   

Guarani Futebol Clube

ESPORTE

Em meados da década de 50 existia o Guarani Futebol Clube.

Na foto, a partir da esquerda: Noel, ?, Augusto, Evaldo, Renato Pernambuco, Zico, "Zona", Eduardo, Poleto, Nole Barzotto e Teófilo (goleiro).

 

 

 

Nelson Chiminácio e seu filho em 1961

GERADOR

Nelson Chiminácio foi o primeiro prefeito de Mamborê, logo após a emancipação do Município, em 1960.

Na foto, Nelson com o filho Wilson Chiminácio, atualmente residindo no estado do Mato Grosso. O gerador, foi conseguido junto ao Governo do Estado e seria para fornecimento de energia elétrica para a cidade.

O caminhão, utilizado para o transporte do gerador foi um Ford F-600, pertencente ao Nenê do Szesz.

Foto cedida por: Wilson Chiminácio

   
   
   

(Da esquerda, em pé): Giovane Slachetka, Mário de Oliveira, Carlos Slachetka (Carlinho da Ambulância), Vilson Ferreira da Silva, Washington, Ademir Araujo, ....
(Abaixados): Jocelito de Oliveira Slachetka, ...., Ailton Paião, Natalino Aparecido dos Santos e Alfredo Rogério de Oliveira Carneiro

VOLEI

Equipe de voleibol do Carlinho da Ambulância, em março de 1986. Os jogos eram na quadra, no local onde fica o Ginásio de Esporte Livino Krauze (Praça das Flores). De acordo com informações, durante todo o campeonato, ganharam um set apenas. Sabe aquele ditado de que o importante é competir? Então... competiram e entraram para a história!

Foto cedida por: Alfredo R. de O. Carneiro

   
   
   

Claudir Mateus do Nascimento e Alceu Roque Devitte (ao violão), com o Grupo Musical Raízes, de Juranda

FESTIBAILE

O Festival de Música Popular Brasileira e Baile - FESTIBAILE aconteceu durante 8 anos seguidos, numa promoção do Grupo SOSOLCRIS. A primeira edição foi em 1982. Inicialmente, era realizado no Itaipu Club Mamboreense (local onde seria instalada a Pastoral da Criança e da Saúde). As últimas edições, foram no Ginásio de Esportes Alceu Roque Devitte.

Na foto, Alceu Roque Devitte que viria a falecer alguns anos após.

   
   
   

Flâmula do Jubileu

JUBILEU

No ano de 1985 Mamborê completou 25 anos de emancipação.

Veja a flâmula comemorativa, confeccionada na ocasião. O prefeito era Ivo Brunetta.

Arquivo: Vilson Olipa

   
   
   

Foto no centro do povoado

POSTO

Foto tirada em 1952 em frente um posto de gasolina e casa de peças para automóvel do Sr. Vilela.

Na foto, estão: Dr. Armando Tuoto, comerciante Doca Malmestron, cartorário Paulino Ferreira Messias e alguns moradores

Foto cedida por: Isidoro A. Bertoli.

   
   
   

Vencedores do Festival de 1991. Ao centro, Claudia Kirach

FESTIVAL DE DUBLAGEM

Durante vários anos o Grupo de Jovens SOSOLCRIS realizou o Festival de Dublagem, em Mamborê. A primeira etapa era realizada nas próprias escolas. Os classificados participavam da final no ginásio de esportes, com escolas de todo o município.

   
   
   

Pe. José Sauer, em Matinhos-PR, em 07/01/98

PADRE JOSÉ SAUER

O Pe. José esteve em Mamborê no período de janeiro de 1962 a novembro de 1964.

Pe. José Sauer nasceu na Alemanha em 20/03/1905 e veio para o Brasil com 28 anos de idade. Faleceu em março de 1998, em Matinhos-PR.

Em Mamborê, atendia, além das localidades de Pensamento, Lageado, Água do Macuco (atual Palmeirinha), Paulistas (atual Canjarana), Guarani, etc., também Boa Esperança e Campina da Lagoa. Fazia uso do Jeep que, segundo ele, era bastante novo, pois fora adquirido quando o Pe. Leopoldo, seu antecessor, estava à frente da Paróquia de Mamborê.

Pe. Sauer disse ter tentado aprender a dirigir, mas devido às más condições das estradas, desistiu, passando o trabalho ao motorista Benjamim e, posteriormente a Crécio Costa, com quem viveu seus últimos dias em Matinhos.

Foto: Vilson Olipa

   
   
   

Reunião política

POLÍTICA

Uma reunião política, realizada há algumas décadas, com presença de Álvaro Dias e várias pessoas de Mamborê. Entre elas, os falecidos Dorvalino Brunetta e Gilberto Rodrigues (Gilbertinho).

Foto cedida por: Melânia Domanski Kaminski.

   
   
   

Em frente a Igreja Antiga, em Aparecida

ROMARIA

No ano de 1963, um grupo de pessoas contratou um ônibus Expresso Maringá e foi à cidade da Padroeira do Brasil, em romaria.

Entre os vários mamboreenses na foto, estão Demétrio e Helena Kirach e José Cipó com a esposa Nadir Moysa da Silva (Nádia).

Foto cedida por: Eudes de Araújo.

   
   
   

Ernesto Carlos Look e povo comemoram

ERNESTO ELEITO

No dia 3 de dezembro de 1969, estas pessoas comemoravam a vitória de Ernesto Carlos Look, eleito prefeito de Mamborê para o segundo mandato que foi de 1970 ao final do ano de 1973.

A jovem senhora que está à direita é Marga Kauffmann Machado, esposa de Milton Coutinho Machado e filha do pioneiro Ricardo Kauffmann. Atualmente Marga e esposo residem no Mato Grosso.

Foto cedida por: Melânia Domanski Kaminski.

   
   
   

Prefeito "Ernestão" e demais pessoas, há mais de 40 anos

ANOS 60

Esta foto data do início da década de 60, durante o mandato do prefeito Ernesto Carlos Look, que ficou no Poder entre 1961 e 1965.

Os dois garotos são os irmãos Afonso e Pedro Micalichechen; de óculo preto, prefeito Ernesto (falecido); ao lado, Osvaldo Bonfim (falecido); na sequência, de camisa branca, Vasco Radecki; com chapéu preto na mão, Salvador Micalichechen; há alguém com um rádio na mão; mais uma pessoa; José Vieira da Silva (Zé Cipó) e João Antonio Taborda (atualmente reside em Umuarama).

A foto foi tirada em frente a atual residência do Sr. Cacemiro (fotógrafo).

Foto cedida por: Eudes de Araújo.

   
   
   

Preparativos para uma pescaria

PESCARIA

Transcorria o ano de 1952. Mamborê ainda era "Mamburê" e faltavam 8 anos para a emancipação de Campo Mourão. Alguns amigos se preparavam para uma pescaria.

Na foto vemos João Seratiuk, que era farmacêutico e foi vereador. Isidoro A. Bertoli era dentista e teve participação na formação da Associação que fundou o Hospital São Pedro.

Foto cedida por: Isidoro A. Bertoli.

   
   
   

Hospital São Pedro

HOSPITAL SÃO PEDRO

Em 30 de agosto de 1955 era fundada a Associação Hospitalar São Pedro de Mamburê (na época, era assim que se escrevia "Mamborê"), tendo Antonio Chiminácio como presidente e Noli Barzotto como vice; secretário: Paulino Ferreira Messias; tesoureiro: Joaquim Vilela Ferreira.

O hospital era instalado na esquina das atuais Av. Manoel F. da Silva e Rua Ricardo Kauffmann, no local onde mais tarde funcionaria o Banco BANESTADO.

Foto cedida por: Isidoro A. Bertoli.