Arquivo - Junho de 2006
 
infomambo.com.br
Home
   

30/06/06 21:42 - Festa Julina. O Projeto Arte e Vida realiza a sua Festa Julina, amanhã (sábado), a partir das 18 horas, na Praça das Flores. A coordenadora do Projeto, Valdiléia Xavier de Oliveira, convida a todos para que compareçam e concorram a prêmios.

30/06/06 21:30 - Grupos de Reflexão. Aconteceu, na noite de ontem, a Missa Sertaneja, organizada pelos Grupos de Reflexão, com confraternização, em seguida, no salão paroquial. Os alimentos foram trazidos pelos participantes e partilhados na festa. Apresentações da dança da quadrilha e casamento caipira animaram a noite.


Coral, durante a Missa, e o novo sistema de projeção dos cânticos, utilizando data show


Alunos do Colégio João XXIII apresentaram a quadrilha


Integrantes do JUVENACC e o casamento caipira, na confraternização

30/06/06 21:26 - Denúncia. A Polícia Civil de Mamborê implantou o sistema de denúncia via telefone 197, de acordo com publicação do Jornal Tribuna do Interior. Para aqueles que denunciam, a Polícia garante o sigilo.

29/06/06 14:38 - Palestra. A Sargento Tania Guerreiro, de Curitiba, ministrará uma palestra em Mamborê sobre Pedofilia. Será no dia 5 de julho, no Centro Cultural.

29/06/06 10:51 - Religião. Acontece hoje a Missa Sertaneja, na Igreja Matriz, às 19:30 horas. Além dos trajes, os cânticos são melodias sertanejas parodiadas. De acordo com Pe. Francisco, aproveita-se este momento das festas juninas, para se resgatar um pouco a vida do campo, trazendo-a para a celebração.

27/06/06 11:28 - Redação. O site Mamboreonline.net, juntamente com professores de Língua Portuguesa, de Mamborê, realizam o Projeto Redação. A primeira etapa está acontecendo com alunos de uma das turmas do Colégio Estadual João XXIII, com a colaboração das professoras Roni Amélia I. Tiburcio e Gilsamara T. Krauze. Os alunos farão a composição de redações e, após selecionadas por professores, a vencedora será publicada aqui no site.


Alunos do 1º ano do Ensino Médio e professoras - Projeto Redação

26/06/06 9:56 - Festa. A comunidade de Pensamento fará a sua festa julina. Será em 8 de julho, com fogueira e apresentação de quadrilhas.

25/06/06 16:10 - Bocha. Os modalidades de bocha e bolão, dos Jogos Abertos - Fase Regional de Engenheiro Beltrão, estão sendo realizados em Mamborê.


Disputa, na tarde deste domingo, na cancha de bocha, anexa ao Ginásio de Esportes

25/06/06 15:58 - Sununu. Acontece hoje, a festa da comunidade do Sununu. Houve Missa pela manhã e almoço em seguida. Logo mais à noite, a tradicional fogueira (quase 13 metros de altura), com terço, o mastro é levantado, apresentações da dança da quadrilha e há pipoca, quentão, etc.


Fogueira, ao lado da Capela São João Batista


Momento do almoço, na festa do Sununu

25/06/06 10:58 - Igreja. O Pe. Pedro Marques assumirá a Paróquia de Roncador no próximo mês. A Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Mamborê, passará a ser atendida apenas pelo Pe. Francisco. Não há previsão da vinda de outro padre, para Mamborê, até o final deste ano.

23/06/06 16:10 - Festa. O Projeto Arte e Vida realiza uma grandiosa Festa Julina, no dia primeiro de julho, a partir das 18 horas, na Praça das Flores. Entre outras atrações, haverá sorteio de prêmios.

23/06/06 9:50 - Karatê. Aconteceu, no último domingo, o exame de faixas da Associação de Karatê Energia Vital de Mamborê, com presença do presidente da Federação Paranaense de Karatê Interestilos (FPRKI), Nilson Rigo; tesoureiro da FPRKI, Marco Aurélio Gazzoni; e do diretor técnico, Valmir Souza Penteado. Um total de 23 mamboreenses prestaram o exame. Todos foram aprovados, recebendo uma nova graduação (nova faixa). Destacamos Carlos Prestes Ratz, professor da Associação de Mamborê, que recebeu a faixa preta - 1º Dan. A Associação Energia Vital participará da 2ª fase do Campeonato Paranaense, no dia 1º de julho, em Curitiba. Em torno de 14 atletas representarão Mamborê, no evento.


Marcos Detoni (Departamento Municipal de Esporte), Carlos Prestes Ratz, Cesar Teofilo, Valmir Penteado, Marco Aurélio e Nilson Rigo


Equipe que prestou exame

23/06/06 9:30 - Lei Seca. Começa a valer, a partir de amanhã, a Lei Municipal que limita os horários de venda de bebidas alcoólicas em Mamborê. Os estabelecimentos devem se enquadrar na legislação municipal.

21/06/06 16:50 - SANEPAR. Aconteceu ontem uma reunião, com presença do gerente regional da SANEPAR, Rubens Rufine, de Campo Mourão. Questões como o controle de qualidade da água e os custos da empresa, para o fornecimento da mesma, foram tratadas, para justificar o alto preço cobrado pela água e esgoto. Há 2 anos que venceu o contrato de 30 anos. Haverá discussões entre a SANEPAR e o Executivo e Legislativo Municipal quanto à renovação do contrato para mais 30 anos.

20/06/06 16:53 - Natal. A ACIMAM, sob o comando do presidente Edson Carvalho, realiza amanhã a primeira reunião da diretoria para tratar da promoção natalina deste ano.

20/06/06 10:07 - Agricultura. De acordo com informações repassada pelo Sindicato Rural de Mamborê, os protestos realizados recentemente pela classe agrícola, surtiram efeito, principalmente com o pacote apresentado no último dia 14, onde novos produtos foram incluídos no alongamento automático do custeio, bem como novos percentuais para os produtos já contemplados, previsão de carência e redução de juros dos financiamentos com o FAT- Giro Rural, além da liberação de garantias da securitização. O presidente do Sindicato Rural de Mamborê, Edgar Sehaber disse que os Sindicatos Rurais continuarão reivindicando pelo agricultor, até que todas as reivindicações sejam atendidas.

20/06/06 9:30 - Recesso. Hoje tem reunião na Câmara e daí começa o período de recesso. As reuniões voltarão a acontecer no dia 7 de agosto. Durante o recesso, podem ocorrer convocações para reuniões extraordinárias, como aconteceu em dezembro de 2005 e votações importantes foram feitas naquele período. Ao contrário dos deputados, os vereadores não recebem nenhum pagamento extra, quando convocados de maneira extraordinária!

19/06/06 16:24 - Rádio. De acordo com Aldo Cavasotti, da Rádio Tropical - Mamborê, aumentou em muito a audiência da emissora após as mudanças feitas, elevando a altura da torre e aumentando a potência do transmissor. Já há audiência confirmada em municípios distantes de Mamborê, como Cascavel, Laranjal, Marialva, Borrazópolis, Cruzeiro do Oeste, Pitanga, entre outros.

19/06/06 11:29 - Enquete. O palpite dos internautas que participaram da enquete deste site, era de que o Brasil ganharia por 2 a 1 da Austrália. 31,58% votaram neste resultado. Apenas 10,53% opinou em 2 a 0. Você já pode participar da nova enquete, para o jogo com o Japão. Esta, vencerá no dia 21 (dia que antece ao jogo).

19/06/06 9:48 - Legislativo. Os vereadores votam hoje as diretrizes para o orçamento do ano de 2007. Na reunião de amanhã, o Diretor do Departamento Municipal de Saúde, José Ângelo Giacomelli, estará na Câmara, fazendo prestação de contas da Saúde.

17/06/06 23:24 - Show. Na noite de hoje aconteceu um grandioso show gospel com presença da cantora Mara Lima e do Pastor Deputado Takayama. Na parte da tarde, houve uma reunião entre o Pastor Takayama, Mara Lima, alguns pastores de Mamborê e o prefeito Henrique Sanches Salla.


Show com a cantora Mara Lima, em frente a Prefeitura

15/06/06 22:02 - Proerd. Acontecerá no próximo sábado, dia 17, as olimpíadas do Proerd - Mamborê. Será no Ginásio de Esportes Alceu Roque Devitte, a partir das 13:30 horas. Uma vez mais o Proerd está sendo coordenado pelo soldado Valdir Hermes e conta com aproximadamente 340 crianças, todos alunos da quarta série do Ensino Fundamental. Nos jogos de sábado, os meninos jogam e as meninas, participam organizando a torcida. Haverá premiação, entre outras coisas, para a escola mais animada. Os pais também são convidados a marcarem presença.

15/06/06 21:03 - Corpus Christi. Após a celebração das 15 horas, houve procissão pelas ruas da cidade, pelo tapete de 880 metros. A Missa foi celebrada pelo Pe. Pedro Marques.


Roupas para doações, fizeram parte do tapete


Oração em um dos 6 altares


Criatividade na decoração do tapete para a procissão

15/06/06 20:59 - ARAMAM. A Associação de Recuperação dos Alcoólatras de Mamborê - ARAMAM, inaugurará amanhã, sexta-feira, às 20 horas, a sua sede própria, no Conjunto Alto da Colina. Há dois anos que os integrantes do mesmo realizam as reuniões no local, mas somente agora é que a sede está concluída. O presidente no momento é José Carlos (popular Neguinho da Pá). As reuniões acontecem todas as sextas-feiras e são abertas ao público.

15/06/06 14:20 - Show. A cantora evangélica Mara Lima fará um show em Mamborê no próximo sábado, às 19 horas, em frente a Prefeitura Municipal.

15/06/06 14:12 - Falecimento. Faleceu o pioneiro Juvêncio Ferreira de Paula. Nas décadas de 1940 e 50, foi Inspetor em Mamborê (Mamburê, na época), nomeado pelo Município de Campo Mourão. Depois, foi delegado de polícia.

15/06/06 14:08 - Tapete. Logo pela manhã, várias pessoas compareceram nas ruas para confeccionar o tapete para a Procissão de Corpus Christi.


Tapete sendo preparado

15/06/06 22:02 - Proerd. Acontecerá no próximo sábado, dia 17, as olimpíadas do Proerd - Mamborê. Será no Ginásio de Esportes Alceu Roque Devitte, a partir das 13:30 horas. Uma vez mais o Proerd está sendo coordenado pelo soldado Valdir Hermes e conta com aproximadamente 340 crianças, todos alunos da quarta série do Ensino Fundamental. Nos jogos de sábado, os meninos jogam e as meninas, participam organizando a torcida. Haverá premiação, entre outras coisas, para a escola mais animada. Os pais também são convidados a marcarem presença.

15/06/06 21:03 - Corpus Christi. Após a celebração das 15 horas, houve procissão pelas ruas da cidade, pelo tapete de 880 metros. A Missa foi celebrada pelo Pe. Pedro Marques.


Roupas para doações, fizeram parte do tapete


Oração em um dos 6 altares


Criatividade na decoração do tapete para a procissão

15/06/06 20:59 - ARAMAM. A Associação de Recuperação dos Alcoólatras de Mamborê - ARAMAM, inaugurará amanhã, sexta-feira, às 20 horas, a sua sede própria, no Conjunto Alto da Colina. Há dois anos que os integrantes do mesmo realizam as reuniões no local, mas somente agora é que a sede está concluída. O presidente no momento é José Carlos (popular Neguinho da Pá). As reuniões acontecem todas as sextas-feiras e são abertas ao público.

15/06/06 14:20 - Show. A cantora evangélica Mara Lima fará um show em Mamborê no próximo sábado, às 19 horas, em frente a Prefeitura Municipal.

15/06/06 14:12 - Falecimento. Faleceu o pioneiro Juvêncio Ferreira de Paula. Nas décadas de 1940 e 50, foi Inspetor em Mamborê (Mamburê, na época), nomeado pelo Município de Campo Mourão. Depois, foi delegado de polícia.

15/06/06 14:08 - Tapete. Logo pela manhã, várias pessoas compareceram nas ruas para confeccionar o tapete para a Procissão de Corpus Christi.


Tapete sendo preparado

14/06/06 8:52 - Copa. Parte do comércio fechou durante o jogo de estréia do Brasil na Copa da Alemanha, ontem. Alguns, mantiveram as portas abertas, mas com um aparelho de TV ligado.


Avenida Interventor Manoel Ribas, durante o jogo

13/06/06 8:55 - Corpus Christi. Na próxima quinta-feira, dia de Corpus Christi, haverá Missa às 15 horas, na igreja matriz. Em seguida, procissão pelas ruas da cidade. Um tapete será confeccionado e haverá 6 altares ao longo do mesmo.

12/06/06 10:17 - UFPR. Uma equipe da Universidade Federal do Paraná, coordenada pelo professor Ciro Bactold, esteve em Mamborê no final de semana. No sábado, foram recebidos pelo prefeito, no gabinete, às 15 horas. Em seguida, visitaram a telesala do ITDE e foram recebidos pela professora Neide Pazinato. Às 18 horas, visitaram a Fazenda Três Lagoas e participaram do Jantar Romântico, organizado pela Maçonaria. No domingo, saborearam a Leitoa Mateira.


Equipe da UFPR recebidos na Fazendo Três Lagoas,
por Antonio G. Wunsche Jr

12/06/06 9:29 - Números. O crescimento da festa da Leitoa Mateira, ano a ano, pode ser percebido através dos números. De acordo com Jura Sachuk, idealizador do prato, na 1ª Festa, em 2003, foram preparadas 30 leitoas; em 2004, 49; em 2005, 54 leitoas; e neste ano, 65 leitoas. Um total de 3700 refeições foram servidas ontem. Durante a noite e a manhã do domingo, 6 lugares foram utilizados para assar as leitoas. Veja outras fotos da 4ª Festa da Leitoa Mateira no site www.ofiasco.net

12/06/06 9:26 - Sununu. Festa do padroeiro São João Batista, da comunidade Sununu, no dia 25 de junho. Será servido a costela ripa.

11/06/06 21:56 - Prato Típico. A 4ª Festa da Leitoa Mateira aconteceu com grande sucesso, no dia de hoje, em Mamborê.


Leitoa pronta para ir ao forno


Leitoa sendo colocada no forno, no salão paroquial
Horário da foto: 0:43 h, do domingo


Show na tarde da Festa da Leitoa Mateira

09/06/06 10:48 - Preparativos. As 5 entidades, juntamente com a Prefeitura Municipal, estão nos preparativos para a 4ª Festa do Prato Típico de Mamborê, que será servido no domingo para mais de 3000 pessoas. Uma estrutura maior está sendo montada este ano para que todos tenham espaço e possam saborear a Leitoa Mateira. De acordo com o site www.climatempo.com.br, há probabilidade de chover 10 mm, no domingo, em Mamborê.


Prato - Leitoa Mateira


Montagem do palco para shows durante a festa


As Escolas Municipais servirão o Prato no pavilhão da Igreja Nossa Senhora da Glória


Barracas nas quais o Rotary servirá a Leitoa


Decoração sendo feita no interior do pavilhão onde o Centro Jessé Murback servirá a Leitoa Mateira

08/06/06 16:20 - Pólio. No sábado tem vacinação contra paralisia infantil. Toda a criança, de até 5 anos de idade, deve ser levada a um posto de vacinação.

07/06/06 11:21 - Circo. Por ser um local de aglomeração de pessoas, o Departamento de Saúde encaminhou um ofício ao circo, que estava há alguns dias em Mamborê, solicitando a suspensão das atividades durante esta semana, na qual as escolas também estão com as aulas suspensas. Segundo a enfermeira do Centro de Saúde, Bruna Litron, até ontem, havia 163 casos de Rotavírus. Há pessoas na zona rural que também foram infectadas.

07/06/06 11:13 - Fera. O Colégio João XXIII participou do Fera, Região Central do Paraná, do dia 30 de maio a 4 de junho, com apresentações de teatro, música, dança e arte literária. As professoras Dilce Goetz, Gilsamara Krauze e Terezinha Messias acompanharam os alunos.


Alunos, no FERA, em Campo Mourão


Apresentação dos Anjos Seresteiros


Street Dance


Apresentação de teatro, durante o Fera

07/06/06 10:12 - Jornal. Já está circulando a edição de junho do Jornal Interativo, trazendo, entre outras coisas, informações sobre o Rotavírus em Mamborê; a participação do CTG Galpão da Amizade, no VII Encontro Esportivo do MTG do Paraná, em Guaraniaçu; informativo da Prefeitura; comemoração dos 50 anos da EMATER, com homenagem aos meios de comunicação impresso e falado de Mamborê; e o assunto do momento, que é a Festa da Leitoa Mateira.

07/06/06 9:54 - Prato Típico. Seguem os preparativos para a 4ª Festa da Leitoa Mateira, no próximo domingo. Entre as atrações, haverá uma exposição de carros antigos. Ontem, uma equipe de Mamborê esteve na TV Carajás, divulgando. Além disso, há outras formas de divulgação (rádio, jornal e internet), bem como um carro de som que percorreu as cidades vizinhas. Somente na manhã de sexta-feira é que as entidades receberão os pratos, para prepararem os kits.

05/06/06 16:12 - Karatê. Haverá exame de faixas na Associação de Karatê Energia Vital, de Mamborê. Será no dia 18 de junho e contará com a presença de Nilson Rigo, presidente da Federação de Karatê Interestilos (FPRKI); Valmir de Souza Penteado, secretário e diretor técnico da FPRKI; César Teófilo, presidente da Associação de Karatê Energia Vital de Mamborê; e Carlos Prestes Ratz, professor da referida Associação. Cerca de 20 alunos prestarão exames, em diversas graduações de faixas.

05/06/06 15:21 - Plebiscito. Os vereadores votam hoje na Câmara o Projeto de Resolução, de autoria dos vereadores Ivo, Sebastião, Maurício e Claudinei, que solicita a organização de um plebiscito, no Patrimônio Guarani. Se for aprovado o Projeto, a população vai decidir se quer ou não que o patrimônio seja transformado em Distrito.

04/06/06 13:27 - Festa Junina. Ontem aconteceu a festa junina da ARCAM. Hoje, está acontecendo a festa da Escola Nossa Senhora de Fátima, no pavilhão da Igreja Nossa Senhora da Glória, com apresentações de casamento caipira e quadrilhas.


Quadrilha do Colégio João XXIII, na festa da ARCAM


Decoração - Festa da ARCAM


Casamento Caipira, na festa da Escola Nossa Sra. de Fátima

03/06/06 10:03 - Rotavírus. As escolas estaduais e a Escola Nossa Senhora de Fátima também terão as aulas suspensas durante a próxima semana, devido ao grande número de casos de pessoas contaminadas com o rotavírus em Mamborê.

03/06/06 9:15 - Copa do Mundo. A mamboreense Vanessa Sabrina Beltrani, 23 anos, há pouco mais de um ano trabalhando da área de cobrança do HSBC de Curitiba, foi contemplada, na tarde de ontem, com uma viagem a Alemanha, para ver a Copa. Vanessa concorreu com 650 pessoas e ganhou 10 dias com tudo pago e direito de levar um acompanhante. Sua viagem começa no dia 24 de junho.


Vanessa arrumando as malas

03/06/06 9:06 - Cursos. O SENAR oferecerá os seguintes cursos, durante o mês de junho: Derivados de leite, dias 8 e 9, no Guarani; Culinária - Mandioca, dias 16 e 17, no São Domingo; Manejo de Bovino de Leite, dias 19 e 21; Corte e Costura, com início no dia 21; Culinária - Milho, dias 23 e 24; Jardineiro, dias 26 a 28, no Pensamento. Outras informações podem ser obtidas diretamente no SENAR, pelo fone 44 3568-2573, com a Rosangela.

03/06/06 8:50 - Cinquentenário. A comemoração dos 50 anos da EMATER foi comemorada ontem, na Casa da Amizade, em Mamborê, com presença de várias autoridades e funcionários atuais e pioneiros da EMATER. Em 1956 era criado o ETA - Escritório Técnico Agropecuário. Em 1959, passou a ser a ACARPA - Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná. Em 1986, EMATER - Empresa Paranense de Assistência Técnica e Extensão Rural. No momento, o Instituto EMATER está presente nos 399 municípios do Estado.


Público presente na comemoração da EMATER


Autoridades na Casa da Amizade - EMATER 50 anos

02/06/06 17:13 - Rotavírus. Há menos de 30 minutos o Secretário da Saúde do Município José Ângelo Giacomelli concedeu uma entrevista à Rádio União, em edição extraordinária, informando a população dos inúmeros casos de pessoas contaminadas pelo rotavírus em Mamborê. O surto teve início há 15 dias, atingindo crianças de 0 a 4 anos; na sequência, idosos, também. Os primeiros sintomas são diarréia e vômito. Somente no dia de ontem foram 29 casos registrados no Centro de Saúde. As aulas da rede municipal foram suspensas no período de 5 a 9 de junho.


Secretário da Saúde em entrevista a James Correia, na Rádio União, há poucos instantes

02/06/06 10:25 - Presbiteriana. A Igreja Presbiteriana Renovada, sob a responsabilidade do Pastor Eli, realizada a Grande Cruzada de Curas e Libertação, com o Pastor Edenio de Belém, PA. Será de 12 a 14 de junho, na própria igreja.

01/06/06 16:31 - Rotakids. O Rota kids Club de Mamborê, que será oficializado no dia 17 de junho, terá a sua participação na Festa da Leitoa Mateira. O clube, que é formado por crianças e pré-adolescentes, está com 17 membros. No evento do prato típico, ajudarão na sobremesa, na barraca do Rotary.

01/06/06 8:55 - EMATER. Os 50 anos de existência da EMATER serão comemorados em Mamborê, também. Será na sexta-feira, dia 2 de junho, na Casa da Amizade, às 15 horas.

01/06/06 8:51 - Festa. A Escola Nossa Senhora de Fátima estará em festa neste domingo, dia 4 de junho. A festa junina terá casamento caipira, quadrilha e outras atrações.