infomambo.com.br
O Portal de Notícias de Mamborê

24/12/08 Qua 10h02  
PAPA NOMEIA BISPO  

O Papa Bento XVI nomeou hoje (24) o Pe. Francisco Javier Delvalle Paredes, como bispo da Diocese de Campo Mourão.

Pe. Francisco nasceu no dia 3 de dezembro de 1942, em Isla Pucu, Paraguai. Ele já era o administrador diocesano desde que Dom Mauro foi transferido para a Arquidiocese de Cascavel, onde tomou posse no dia 25 de janeiro deste ano.

A posse do novo bispo será no dia 27 de fevereiro de 2009.

Fez curso superior de Filosofia e Pedagogia na Argentina e de Teologia, no Studium Theologicum, em Curitiba. Fez ainda curso superior de Espiritualidade, em Medellín, Colômbia e curso superior de Teologia Bíblica na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo. Padre Francisco tem especialização em Pastoral Catequética, pelo Instituto Pio XI, em São Paulo, bem como pós-graduação em Teologia Bíblica e Metodologia de Ensino Religioso, no ITEPA e UCPEL, Passo Fundo (RS).

 

Padre Francisco foi reitor do Seminário menor São José em Campo Mourão; responsável diocesano da Animação e Ação Missionária; coordenador diocesano da Catequese; representante diocesano do Clero; coordenador diocesano da Ação Evangelizadora; diretor espiritual do seminário; professor de Psicologia no Seminário de Filosofia; assessor diocesano dos MECES. Desde 2002 é membro do Colégio de Consultores diocesano é desde janeiro de 2008 e administrador diocesano. 

Fonte: www.cnbb.org.br

Pe Francisco no dia da Crisma em Mamborê - 8/12/08