trnoticias.com.br
Portal de Notícias | (infomambo)



19/07/09 Dom 11h15  

CIENTISTA DE AMANHÃ

 

Chegou hoje, em Mamborê, a aluna do 3° Ano do Colégio Estadual João XXIII Ana Claudia Breitkreitz Fernandes. Ela participou do 52° Concurso Cientistas de Amanhã - 2009, realizado em Manaus-AM.

Ana Claudia foi recepcionada na chegada da cidade, na manhã de hoje (19), pelos pais, direção e professores do Colégio.

O trabalho de Ana Claudia é orientado pelo professor da FECILCAM Mauro Parolin, que esteve em Mamborê, na manhã de hoje.

Em Manaus, a mamboreense, residente na localidade de Gavião, recebeu o prêmio da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ e apresentará a sua pesquisa no Rio de Janeiro, com data a ser divulgada.

Saiba mais sobre o Concurso

O Concurso Cientistas de Amanhã é realizado pelo Instituto Brasileiro de Educação-IBECC, Ciência e Cultura, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Educação, do CNPq e da UNESCO. A intenção do concurso é revelar talentos científicos no Ensino Fundamental e Médio brasileiro, promovendo o diálogo e a convivência de professores e alunos com a pesquisa científica.

Saiba mais sobre a pesquisa da estudante

Ana Claudia Breitkreitz Fernandes fez o levantamento biogeográfico de três espécies de árvores que ficam à beira do rio Gavião, no sítio Samambaia Gavião, no município de Mamborê, onde a estudante reside.  Os estudos foram feitos com as espécies de Araucaria angustifólia (Bert) Kuntze – Araucária; Cedrela Fissilis Vell. - Cedro e Melia azedarach L. – Santa Bárbara.

Aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual João XXII, Ana Claudia, 17 anos, é bolsista da Fecilcam. Ela faz parte do Programa de Iniciação Científica Junior, que inicia os estudantes da Rede Estadual Básica de Ensino à pesquisa científica.

Desde o ano passado, Ana é orientada pelo professor do Departamento de Geografia da Fecilcam, Dr. Mauro Parolin e pelo professor Helton Menezes, que, juntos com ela, hoje concorrem ao prêmio nacional do 52º Concurso Cientistas de Amanhã.

“Identificamos o número de espécies de árvores que havia na beira do rio e a posição em que se encontravam na vegetação”, diz a estudante que, juntamente com seus orientadores, verificou que a M. Azedarach, mais conhecida como Santa Bárbara, não pode ser considerada uma espécie invasora - contrariando estudos a respeito desta espécie.

Para ingressar no Programa de Iniciação Científica Junior da Fecilcam, Ana Claudia passou por um processo seletivo. Primeiro, no colégio onde estuda ficou entre as alunas com melhores notas e desempenho escolar, depois foi avaliada por uma banca de professores da Fecilcam, que realizaram entrevistas com os estudantes. Escolhida entre os entrevistados, Ana Claudia começou a desenvolver o trabalho, que, além de ajudá-la financeiramente devido a bolsa de Iniciação Científica Junior no valor de R$ 100,00, determinou a sua escolha profissional: “Vou fazer geografia, com certeza”, afirma.


Ana Claudia sendo cumprimentada pelo diretor do Colégio João XXIII Arnaldo A. Barszcz


Estudante premiada com seus pais


Recepção na chegada de Mamborê


Professora Gilsamara Krauze - vice-diretora do Colégio, professora Dalila N. Carvalho - ex-diretora, Ana Claudia, Professor Arnaldo - diretor


Pesquisa


Prêmio FIOCRUZ


Ana Claudia com o professor Jean Bodinaud, Presidente do Centro Franco-Brasileiro
de Documentação Técnica e Científica e um dos organizadores do concurso


Recepção em Mamborê