trnoticias.com.br
Portal de Notícias




Curso de Fotógrafo

Clique para ampliar



O livro História de Mamborê, publicado em 1998, pode ser adquirido na Globo Papéis, em Mamborê

27/09/09 Dom 13h37  
CONFERÊNCIA  

Mamborê marcou presença na VII Conferência Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes, realizada de 21 a 24 de setembro, em Curitiba.

Compareceram Nadir Aparecida da Silva Fantin - membro do Conselho Estadual dos Direitos de Crianças e adolescentes - CEDCA, a pedagoga Maestelli Menezes Médice - membro suplente do CEDCA e a Psicóloga do CRAS Jordana Nogueira Schwab.

O tema da VII Conferência Estadual foi Construindo Diretrizes para a Política e o plano Decenal, que tem como principal objetivo conferir às políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes, em nível estadual, e planejar diretrizes dessa política para os próximos dez anos.

A discussão foi em torno destes temas:

Eixo 1: Promoção e universalização de direitos em contexto de desigualdades;

Eixo 2: Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes;

Eixo 3: Fortalecimento o Sistema de Garantia de Direitos;

Eixo 4: Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção de cidadania.

O Eixo 2 contou com a participação da Psicóloga Jordana e nele foram discutidas as questões referentes a prevenção e enfretamento das crianças e adolescentes vítimas de violência. As responsabilidades compartilhadas dos governos

municipal, estadual e federal no tratamento ambulatorial e institucional da dependência química, fortalecimento do núcleo familiar, implantação de política pública voltada à saúde mental, bem como qualidade na aplicação da medida de acolhimento às crianças que são privadas da convivência familiar (Abrigos Provisórios).

Segundo a psicóloga Jordana, em todas as questões debatidas o município de Mamborê pode contribuir com as experiências de serviços e programas, bem como compartilhar as dificuldades de enfrentamentos dessas situações de violação de direitos, principalmente nos casos de atendimento à dependência química e à saúde mental das quais foram elaboradas  propostas que serão encaminhadas à VIII Conferência Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Esta acontecerá em Brasília, em dezembro e a Psicóloga Jordana representará o CMDCA de Mamborê. Jordana resslata que as despesas serão custeadas com recursos estaduais.

“Representar o CMDCA em um evento de âmbito nacional é uma grande responsabilidade, porém, sinto-me privilegiada com a oportunidade e não medirei esforços para contribuir nas discussões e propostas com intuito de representar  meu município, regional da COMCAM e principalmente as crianças e adolescentes da nossa região. Acredito que somente através da participação efetiva no controle social, temos a oportunidade de garantir políticas públicas de qualidade”, relata a psicóloga Jordana.

Outro evento que acontecerá em Brasília é a Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Este será nos dias 15 e 16 de outubro e contará com a participação de Nadir Fantin.


 

 

Nadir Fantin, recebendo um certificado da Secretária de Estado representando a APMI (Arte & Vida, Adolescente Aprendiz), parabenizando a Entidade pelos serviços prestados na Garantia de Direitos as Crianças e adolescentes do município de Mamborê

   
   
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luz em Favor da Vida!

O funcionário André Veloso dos Santos, da APAE, continua
visitando as residências para esclarecimentos e adesão
à campanha Luz em Favor da Vida!
A APAE agradece a colaboração!