22/06/10 Ter 9h47  
ALFABETIZAÇÃO  

O alfabetizador Márcio Barili, do Programa Paraná Alfabetizado, trabalhou com seus alunos, que são os frequentadores do Centro de Convivência para Idosos - CCI , o tema: "Alfabetização na Cozinha", inserido no Tema Gerador: A Família.

O projeto possibilitou trabalhar uma aula prática com os alfabetizandos: O Bolo da Família. Por meio desta aula puderam praticar também a leitura e a escrita, compreenderam que as mesmas estão presentes no cotidiano.

O desenvolvimento do projeto propiciou melhoria na alfabetização, além de destacar a importância de conhecer a escrita nos rótulos; o que se compra; o que se usa no dia-a-dia, açúcar, pó Royal, leite, manteiga, ovos, farinha; conhecer números: os produtos que estão dentro do prazo de validade; quantos quilos estão pagando; qual o volume da mercadoria; valores financeiros, quantidade; justificando os motivos da prática na cozinha.

Veja as fotos do projeto.

 

 

Língua Portuguesa (Coloque o mouse sobre o letreiro, para facilitar a leitura)
"Mau" ou "Mal? "Mau" é adjetivo e é oposto de "bom"; "Mal" é oposto de "bem". Exemplos: "Bom garoto" - "Mau garoto"; "Praticar o bem" - "Praticar o mal".

Curiosidade
- Mamborê 50 Anos
Mamborê se chamou "Natividad", depois "Haamam-Amburê" (ou "Anmã Amburê", ou ainda "Amahâmborê"), que significa "povoado distante". Depois, foi simplificado para "Mamburê" e, em 1960, "Mamborê".