22/06/10 Ter 14h22  
LIVRO  

Esteve em Mamborê, no último sábado (19), o jornalista Dirceu Portugal, que reside em Campo Mourão e trabalha para o Jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.

Portugal está fazendo uma pesquisa sobre a vida do Padre Aloysio Jacobi, que será transformado em um livro.

O Pe. Aloysio visitava os povoados da região nos anos 1940, sempre a cavalo. Ele faleceu em 1974, em Engenheiro Beltrão, onde foi sepultado.

Em Mamborê, conversou com a professora aposentada Terezinha Vieira, que conheceu o Pe. Aloysio ainda em Pitanga, antes de mudar para Mamborê, no início da década de 1940. Conversou, também, com Antonio Olipa, que foi batizado pelo padre, em 1947. Outro entrevistado foi Nole Barzotto, que ajudou no deslocamento do Pe. Aloysio, de uma localidade para outra, fazendo uso, sempre, de cavalos.


Dirceu Portugal entrevistando a Dona Terezinha


Nole Barzotto


 

 

Língua Portuguesa (Coloque o mouse sobre o letreiro, para facilitar a leitura)
"Mau" ou "Mal? "Mau" é adjetivo e é oposto de "bom"; "Mal" é oposto de "bem". Exemplos: "Bom garoto" - "Mau garoto"; "Praticar o bem" - "Praticar o mal".

Curiosidade
- Mamborê 50 Anos
Mamborê se chamou "Natividad", depois "Haamam-Amburê" (ou "Anmã Amburê", ou ainda "Amahâmborê"), que significa "povoado distante". Depois, foi simplificado para "Mamburê" e, em 1960, "Mamborê".