19/08/10 Qui 10h03  
FALECIMENTO  

Faleceu, na manhã de hoje (19), o padre Boleslau Cisz, 94 anos, que atendia o Distrito de Paraná do Oeste, Município de Moreira Sales.

Pe. Boleslau nasceu no dia 10 de setembro de 1915 e foi ordenado padre em 4 de junho de 1944. Portanto, teve 66 anos de sacerdócio. Pertencia à Congregação Verbo Divino.

Ele nasceu em Trawiki, na Polônia. No Brasil, trabalhou no Rio Grande do Sul e, no Paraná, passou por Ponta Grossa, Santa Cecília do Pavão, São José dos Pinhais e, amanhã (20), completaria 22 anos, na Paróquia São Pedro de Paraná do Oeste.

De acordo com Marta Brechua, 54 anos de idade e que há 32 anos acompanhava o sacerdote, ele teve uma queda na localidade de Bragápolis, no primeiro domingo de maio deste ano. Desde então, sua saúde começou a definhar. A Missa do dia das Mães, em 9 de maio, foi a última que ele presidiu sozinho.

Segundo Marta, no início da década de 1970 os médicos disseram que o Pe. Boleslau não viveria mais do que 2 anos; acabou vivendo mais 40 anos.

 
   
   
   

 

 

Língua Portuguesa (Coloque o mouse sobre o letreiro, para facilitar a leitura)
Diferença entre "acento" e "assento": "Acento" - sinal gráfico utilizado na escrita. "Assento" - tudo que serve para assentar-se.

Curiosidade
- Mamborê 50 Anos
A Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Mamborê foi criada no dia 1° de outubro de 1956.