04/07/11 Seg 11h29
Mamborê recebeu encontro da Agenda Parlamentar  

Foi realizada, na quinta-feira (30), a etapa local da Agenda Parlamentar. O encontro foi na sala de reuniões da prefeitura municipal, com presença do prefeito municipal Ricardo Radomski, secretários da Administração, representantes de entidades, associações, presidente da Câmara de Vereadores Dirlei Martins Pereira, vereadores Antonio Luciano dos Santos e Jairo Arruda.

Os trabalhos foram conduzidos pela facilitadora da regional do Crea-PR, de Maringá, engenheira de produção Viviane Hanebauer Berdusco. O engenheiro civil Leonardo P. Sobreira, da Caixa Econômica Federal de Maringá, ministrou uma palestra técnica, apresentando aos gestores como é possível reduzir prazos de tramitação dos processos que utilizam recursos provenientes do OGU – Orçamento Geral da União, conseguindo obter esses recursos de forma mais ágil.

A Agenda Parlamentar é desenvolvida pelo Crea-PR - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná, com o objetivo de melhorar a infraestrutura das cidades do estado. O programa contribui para com a implementação de políticas públicas municipais e regionais com foco nas áreas das engenharias de arquitetura, agronomia e geociências.

O convênio foi assinado pelo prefeito Ricardo Radomski.

Outras informações sobre a Agenda Parlamentar

Nas edições anteriores, somados 2009 e 2010, cerca de 300 municípios do Paraná foram contemplados com o programa. O objetivo, agora, é abranger os 399 municípios. Além disso, simultaneamente, buscar envolver todo o poder público: vereadores, deputados, senadores, governadores, prefeitos, secretários e ministros. O que antes não acontecia, já que se envolviam no programa apenas autoridades políticas municipais.

Outro diferencial da Agenda Parlamentar 2011 é a Elaboração dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional (EBDR). Trata-se de um diagnóstico prático sobre a região, apresentando soluções para um tema comum a vários municípios. Ao todo o Paraná foi dividido em 21 centralidades e cada uma abordará temas distintos. O município de Mamborê integra a centralidade de Campo Mourão, que tem como tema: ferrovia.

O EBDR, além de apresentar solução para algum determinado problema, irá trazer ao gestor opções de como obter recursos em fundos e programas do Governo.

Assinatura do convênio