25/07/11 Seg 13h57
Campanha  

A Secretaria de Saúde de Mamborê começará uma campanha de arrecadação de medicamentos, dia 1° de agosto. Poderão ser doados qualquer medicamento que as pessoas tenham em casa e que não estejam utilizando. Desta forma, ajudarão a saúde da população e do planeta.

Os medicamentos passarão por uma avaliação farmacêutica. Aqueles que estiverem em condições de uso serão encaminhados à farmácia do Centro de Saúde; os medicamentos vencidos ou sem condição de uso serão incinerados, de acordo com as normas, para evitar a contaminação do ambiente. De acordo com a farmacêutica Sara Caroline Beltrame, isto é proteção para o planeta e prevenção para todos nós.

 

A campanha acontecerá durante todo mês de agosto e terá urnas distribuídas em vários pontos da cidade como mercados, igrejas, prefeitura, farmácia do Centro de Saúde, etc. Os medicamentos poderão ser deixados em qualquer uma das urnas.

A campanha tem como objetivo orientar a população para que não jogue os medicamentos não utilizados no lixo comum e, sim, que leve a medicação à Secretaria de Saúde para que tenha o devido destino, evitando a contaminação do solo. Outro objetivo é que não se tenha medicamentos em casa, evitando que sejam utilizados de maneira incorreta, através de automedicação. Isto poderá trazer danos, ao invés de beneficio. "A conscientização e a prevenção de acidentes é o nosso maior objetivo", conclui Sara.