07/11/11 Seg 9h34
Apae

A Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mamborê produz diversos produtos alimentícios ao longo da semana. Estes são comercializados e a renda é utilizada na própria Apae, que conta com 65 alunos matriculados.

O Dr. Manuel Marques Fernandes é o presidente da Apae e, a professora Sandra Schmidt, é a diretora da Escola de Educação Especial São Francisco de Assis, que concedeu esta entrevista ao portal:

TR Notícias: O que é produzido na Apae?

Sandra Schmidt: na segunda-feira, são produzidos pão integral e pão de sal; terça-feira, bolacha de nata e bolacha de fubá; quarta-feira, sonhos (doce de leite e goiabada) e esfirras (dias alternados); quinta-feira, pão integral e pão de sal e, na sexta-feira, pão integral, pão doce, pão de sal, cuca, belisco (recheado com doce de leite ou goiabada).

TR Notícias: Onde são comercializados os produtos?

Sandra Schmidt: Os produtos são comercializados no setor de panificação, anexo ao prédio da Escola de Educação Especial São Francisco de Assis, sendo que a maioria de nossos produtos são entregues na residência dos nossos clientes. A nossa produção é toda feita sob encomenda, onde uma das nossas funcionárias liga e oferece os produtos da panificação. Ainda possuímos aqueles clientes que têm suas encomendas fixas semanalmente. Há também pontos comercias onde os produtos são vendidos: Vitta e Salutte, Açougue Moreira, Comercial Sol Nascente e Mercado Fuzetti.

TR Notícias: Para que é utilizada a renda do setor de panificação?

Sandra Schmidt: Toda nossa produção, primeiramente, visa o consumo dos próprios alunos e o excedente é comercializado. Pagamos despesas gerais com essa renda, pagamentos de manutenção da escola, manutenção do transporte da  escola, materiais para trabalho dos alunos com trabalhos manuais, quando precisamos de material para apresentações artísticas, etc.

TR Notícias: Quantas pessoas trabalham nesse setor?

Sandra Schmidt: Temos uma funcionária, que está conosco há 14 anos; dois alunos e mais uma auxiliar, que começou a trabalhar neste mês no setor de panificação, devido ao crescimento das vendas a partir do segundo semestre de 2011. Esta trabalha meio período.



Setor de panificação