Portal de Notícias


 


 

29/11/11 Ter 17h40
Encerramento de curso

Alguns dos participantes dos cursos Mulher Atual e Empreendedor Rural, realizados em Mamborê, participaram do encerramento oficial dos mesmos, em Curitiba, no dia de ontem (28). Um total de 23 pessoas de Mamborê estiveram na capital do estado, no evento que contou com a presença de mais de 4 mil pessoas. No mesmo ônibus, viajaram 11 pessoas de Campina da Lagoa.

Em Mamborê, os cursos são realizados no CAR - Centro de Aprendizagem Rural e são gratuitos. Alguns cursos acontecem no patrimônio Guarani. São parceiros, na realização dos mesmos: Senar/PR, Sindicato Rural de Mamborê, Prefeitura Municipal e Org Adm Rural. De janeiro até o final deste ano, um total de 101 cursos terão sido realizados, em Mamborê, com mais de 1.200 participantes.

Além dos alunos, estiveram no evento: João Pedro de Lima, mobilizador do Senar de Mamborê; James Correia, pelo Sindicato Rural; Vilson Olipa, pela imprensa, e o vereador Odair Ratz Gerstner. De Campina da Lagoa, participou Dayane Felizardo, mobilizadora do Senar.

O evento, denominado Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2011, realizado pelo Sistema FAEP, Sebrae e Fetaep, reuniu mais de 4 mil pessoas no Expotrade Convention Center, no município de Pinhais, área metropolitana de Curitiba. Além do presidente da FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Agide Meneguette, compareceram o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, que representou o governador Beto Richa; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR Jeferson Nogarolli; o presidente da Fetaep - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, Ademir Mueller; o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento José Carlos Vaz, alguns deputados e outras autoridades.

Ainda na parte da manhã, aconteceu a palestra magna, ministrada pelo cientista político Carlos Alberto Almeida. Ele falou sobre perspectivas para o Governo Dilma e tratou das eleições municipais de 2012.

Após o almoço, foram apresentados os 17 projetos campeões em edições anteriores e que já foram implantados em diferentes municípios do estado. Em seguida, foram apresentados, em vídeo, os 10 vencedores do concurso Empreendedor Rural 2011. Os autores foram chamados ao palco e houve premiação para os 3 projetos melhor posicionados:

1° lugar - Construção de uma granja de suínos, de autoria de Jackson Sirino Paz, de Teixeira Soares-PR

2° lugar - Construção de Aviário, de Adriana da Silva Almagro, de Ivaiporã-PR

3° lugar - Aquisição de plantadeira, de Valquiria Vascoski Braun, de Teixeira Soares-PR

O encerramento foi com uma palestra motivacional, ministrada por Nelma Penteado e Domingos da Veiga.


Participantes de Mamborê e Campina da Lagoa, em frente ao local do evento, em Pinhais-PR


James Correia entrevistando o presidente da Faep
Ágide Meneguette, ao vivo, para a Rádio União FM


Interior do Expotrade


Autoridades

Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep

Julio Cesar Agostini, representante
do Conselho Sebrae/PR

Ademir Mueller, presidente da Fetaep

Norberto Ortigara, secretário da Agricultura

José Carlos Vaz, secretário executivo do Ministério da Agricultura

Carlos Alberto Almeida, cientista político
Mamboreenses no evento

Autores dos 17 projetos já implantados

Autores dos 10 finalistas do Concurso Empreendedor Rural 2011

Exposição dos 17 projetos implantados

Vencedores do concurso 2011

Local do evento

Interior do ônibus