14/11/12 Qua 14h50
LIRAa
Levantamento indica 3,5% de infestação do mosquito da dengue em Mamborê
O 5° LIRAa, realizado em Mamborê de 6 a 10 de novembro, atingiu o índice de 3,5% de infestação do mosquito transmissor da dengue. Este percentual é considerado algo, uma vez que o Ministério da Saúde classifica como aceitável índices abaixo de 1%.
Com este resultado, o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a campanha para que os mamboreenses mantenham os quintais limpos e sem recipientes que possam reter água.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SETOR DE ENDEMIAS
5º LIRAa realizado no município de Mamborê aponta índice de
3,5% de infestação do mosquito da DENGUE

O Programa de Controle a Dengue de Mamborê, realizou de 6 a 10 de novembro o 5º LIRAa (Levantamento de Índice de Infestação por Aedes aegypti). O resultado do levantamento aponta para um índice de infestação de 3,5% ,  que é considerado de “Alerta” para uma epidemia, sendo esse um resultado acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é menor de 1%.

Em se tratando de combate à dengue, a participação de todos é fundamental porque a maior parte dos locais de desenvolvimento do mosquito fica dentro ou ao redor das casas. Alertamos a população para estarem aumentado os cuidados com seus quintais. Devido às altas temperaturas e as chuvas periódicas dessa época do ano, o ciclo do mosquito que, em temperaturas amenas demora 30 dias, pode ser reduzida para 12 dias. Isso significa um aumento direto na população do vetor. É preciso fazer uma “VISTORIA” no quintal ao menos uma vez por semana, eliminado tudo que possa acumular água, colocar o lixo em sacos plásticos, mantendo a lixeira bem fechada, manter caixas d’água cisternas etc. completamente fechadas com tela para que não virem criadouros do mosquito. Não jogar lixo em terrenos baldios. Fique atento! DENGUE MATA! Dúvidas, informações e reclamações, ligar: 44-3568-1811 - Secretaria de Saúde, Setor de Endemias – falar com Sidnéia.