28/11/12 Qua 10h22
Apae
Projeto Equoterapia em execução
A Apae de Mamborê iniciou a implantação do Projeto Equoterapia em outubro de 2011. Para que isto acontecesse, foi necessário um grande trabalho de parcerias. A comunidade, uma vez mais, colaborou com o animal, equipamentos específicos, comida para o animal, medicamentos, trabalho voluntário de veterinários e o local para a realização do projeto.

O projeto atende aos alunos da Escola São Francisco de Assis - Educação Infantil, Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial – Apae. Atualmente é realizado às segundas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, na chácara de Evantuir Taborda. A equipe da Apae, que acompanha o projeto, é composta por: fisioterapeuta, fonoaudióloga e guia. Todas as atividades são previamente planejadas pela equipe, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno.

Contato

Visitas ou doações para o projeto podem ser agendadas ou entregues na Apae. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3568-1032, falar com Sandra.

 

Como funciona

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência intelectual. Durante as atividades propostas o sujeito do processo participa de sua reabilitação na medida em que, interage com o cavalo, que age como promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. As atividades realizadas exigem dos alunos a, participação do corpo inteiro, contribuindo assim para o ganho do desenvolvimento da força muscular, flexibilidade, relaxamento conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.