Campanha Conte até 10

 

 

 

 


 

17/12/12 Seg 17h25
Rede municipal de Ensino
Alunos iniciam o dia com café da manhã
A partir de outubro deste ano os alunos das escolas municipais de Mamborê passaram a receber o café da manhã, antes do início das aulas. De acordo com o professor José Roberto, responsável pela merenda nas escolas do município de Mamborê, a inserção desta alimentação é devido à preocupação, de maneira especial, com os alunos que acordam muito cedo e viajam bastante para chegar até à escola.

"A diversificação na alimentação escolar trouxe inúmeros benefícios tanto para os alunos, quanto para os produtores da agricultura familiar", diz parte do relatório feito pela Escola Municipal Monteiro Lobato do Guarani, referindo-se ao Programa Compra Direta, onde a aquisição dos alimentos é feita diretamente do produtor.

A merenda escolar é proveniente de repasse de verba federal, feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. O programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos CAEs - Conselhos de Alimentação Escolar, pelo FNDE, TCU - Tribunal de Contas da União, pela SFCI - Secretaria Federal de Controle Interno e pelo Ministério Público. Há a parceria das prefeituras, através da atuação direta das Secretarias de Educação, para que tudo funcione.

"Temos o acompanhamento da nutricionista que nos auxilia tanto da preparação do cardápio, quanto no cuidado com o peso dos alunos", relatou o CMEI da Mônica, citando o trabalho em parceria entre escola e família, na busca de uma vida mais saudável e feliz para as crianças.

A Escola Municipal Barzotto oferece também a EJA - Educação para Jovens e Adultos. Estes alunos do noturno recebem jantar. "Neste ano (2012) foram implantadas as hortas escolares em parceria com estagiários de agronomia que construíram as mesmas, fizeram os canteiros e orientaram os professores e alunos quanto à manutenção", conclui a equipe da escola.

"Avaliando a merenda escolar, percebe-se que houve uma mudança positiva, principalmente com a inclusão do café da manhã, pois os alunos que moram na zona rural, geralmente vinham em jejum, reclamavam de dores na cabeça e na barriga", declarou a Escola Elizabete das Neves Teixeira Fernandes, que complementou: "Atualmente, não há mais estas reclamações. Houve melhora também na frequência dos alunos e maior rendimento em sala de aula".

 


Alunos da Escola Municipal Santa Maria


Programa de Compra Direta na Escola Monteiro Lobato, no Guarani


Escola Monteiro Lobato


Escola Muncipal Elizabete


Escola Municipal Barzotto

Refeição de alunos da EJA,
na Escola Barzotto >>>>