30/12/12 Dom 16h25
Religiosas
Congregação se despede da paróquia de Mamborê
Após quase quinze anos de permanência e trabalho na paróquia Imaculada Conceição, as irmãs da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, deixam Mamborê. A despedida oficial foi durante uma celebração eucarística, na noite de ontem (29), na igreja matriz. A chegada foi no dia 15 de fevereiro de 1998, quando o Pe. Arhur Frantz, SJ era o pároco de Mamborê.

De acordo com a Ir. Helena Rosa da Silva, que reside em São Paulo e é responsável pela província, a saída das irmãs deve-se à necessidade da presença missionária em outras localidades. "Estamos indo embora por força da missão. É a missão que nos chama para outros horizontes", disse a provincial, Ir. Helena.

A província, que tem o nome de Imaculada Conceição, abrange os estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Amazonas, bem como as casas e irmãs que estão nos países: Chile e Itália. Quanto à presença da congregação, a Ir. Helena informou que estão na Nicarágua, Guatemala, Bolivia, Argentina, Moçambique, Chade, Camarões, além da Itália, Chile e Brasil.

"Ah! Se eu pudesse estar lá! Mas diga para o meu povo que eu mando um grande abraço. Não posso ir pois os idosos deste lar precisam de mim, neste momento", foi a mensagem da Ir. Maria Benedita de Almeida. A Ir. Helena foi a portadora dessa mensagem da Ir. Maria, que durante vários anos assessorou os trabalhos na Pastoral da Criança de Mamborê.

A irmã citou a alegria por ficar uma equipe da Famapa - Família Madre Paulina, em Mamborê. "Uma outra alegria é que Mamborê é o berço do Instituto Secular Santa Paulina. É outro grupo lindo de mulheres que estão aí, vivendo e testemunhando a espiritualidade de Santa Paulina". O Instituto Secular já existe em alguns estados do Brasil e é formado por mulheres viúvas ou solteiras.

A Ir. Dionísia Pereira Duarte, uma das quatro irmãs que moram em Mamborê, permanecerá na diocese. Ela residirá em Peabiru e continuará o seu trabalho junto à Ação Evangelizadora da diocese.

"Nossa gratidão a Deus pelo grande trabalho das irmãs aqui. De modo especial este ano, pelo grande trabalho da Ir. Maria dos Anjos, com atendimento psicológico", disse o pároco Pe. Francisco Dantas de Carvalho, presidente da celebração.

No final, as irmãs entregaram um quadro da fundadora da congregação, Santa Paulina, o qual deverá ficar na casa onde as irmãs residiam e que, agora, será transformado em abrigo para pessoas necessitadas.


Congregação Irmãzinhas da Imaculada Conceição


Atividades onde as irmãs tiveram participação durante os quase 15 anos de trabalho


Irmãs que trabalharam em Mamborê

Diácono Reinaldo, que já está trabalhando na paróquia e permanecerá, após sua ordenação sacerdotal, dia 3 de março de 2013

Encenação: Santa Paulina entrega flores às irmãs

Entrega do quadro ao Pe. Francisco

Ir. Helena Rosa da Silva, provincial