26/09/13 Qui 14h02
Emater
Programa de Gestão de Solos e Água em Microbacias em execução

A Emater está executando o Programa de Gestão de Solos e Água em Microbacias, em Mamborê. Ontem (25), aconteceu uma reunião, na prefeitura de Mamborê, com a presença de técnicos da Emater, equipes do Setor Rodoviário e Divisão do Meio Ambiente do Município além de produtores rurais. O Programa será desenvolvido na região de Pensamento, Água Grande e Sununun. Durante o encontro foi apresentado um projeto escrito para avaliação de um grupo de agricultores que representaram todos os 76 agricultores mamboreenses cadastrados no Programa.

O programa está sendo colocado em prática no Paraná, pela Emater, deste o mês de abril. Os trabalhos de conservação de solos, água e biodiversidade a partir da microbacia serão financiados pelo Banco Mundial, atendendo os requisitos para a prática de uma agricultura sustentável.

O programa também fortalece a participação popular, capacita prefeituras e comunidades locais para a elaboração de projetos e na gestão do uso de microbacias hidrográficas, além de articular linhas de crédito para recuperação e manutenção das microbacias.

O programa visa ainda concentrar na microbacia a implementação de todos os demais programas da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, como o de adequação de estradas rurais, de aplicação de calcário, proteção de minas, de integração lavoura, pecuária e floresta, entre outros, para que a microbacia seja um modelo de desenvolvimento sustentável para a região.

O vice-prefeito, Paulo Rotta, participou da reunião, representando o prefeito Nei Calori