18/10/13 Sex 14h42
África
Missionários mamboreenses relatam mais algumas experiências em Moçambique
Desde o início deste ano, Jaqueline Aparecida Ponce Cruz, 47 anos, e o filho Manasses Ponce Cruz, 31 anos, estão em missão, em Moçambique, África. Eles enviaram o relato abaixo, sobre as condições de transporte, naquele país.  

A paz do Senhor Jesus amados.

Neste final de semana não viajamos para as comunidades, pois foi o final de semana distrital, e é realizado um culto com todos os pastores da região e seus membros (aqueles que podem vir).

Hoje vou falar de uma das nossas maiores dificuldades que é o transporte. Aqui o transporte mais usado e acessível à população e o “chapa”, que é uma van com capacidade para 15 pessoas. No horário de pico chega-se a colocar 27 pessoas. Literalmente nos sentimos dentro de uma lata de sardinha humana, fora o empurra empurra, para conseguir lugar. Durante a semana levamos cerca de meia hora, para irmos à igreja. Contudo, é suportável, mas quando é o final de semana, que vamos ate as comunidades, temos que viajar o dia inteiro. Aí só Jesus para dar forças. Muitas vezes deixamos o “chapa” e pegamos as “caixas” (qualquer carro com carroceria aberta) que sempre está lotado e o perigo é iminente, pois eles trafegam em estradas de terra onde os buracos são constantes e o povo não tem onde se segurar. Temos também a “chopela” (moto com carroceria) que é outra aventura. Sempre sentimos as pernas formigarem e muitas vezes não sentimos as pernas. Todos esses transportes têm seus itinerários fixos. Quando chegamos à paragem final, temos que pegar outro transporte para chegarmos à igreja. Dependendo do lugar encontramos motos para nos levar, contudo são poucas e caras. Para facilitar e economizar, subimos em duas pessoas na moto. Quando não encontramos motos, temos a opção da bicicleta que é muito usada e pode-se levar nas costas, quando é necessário atravessar os riachos e depressões. Quando não encontramos bicicleta, temos a opção dos pés. Contudo, Deus ainda não nos deixou caminhar mais que 12 km! Estas caminhadas são, ora por estradas lindas, ora por “matope” (barro). Temos também o comboio (trem).

Juntos em Cristo para levar o Evangelho da salvação.

AJUDE-NOS A AJUDAR!

Missionários Jaqueline e Manasses