22/10/13 Ter 21h44
Câmara
Resumo da reunião de segunda-feira do Legislativo Municipal
Os nove vereadores se reuniram na noite de segunda-feira (21). Na reunião ordinária, apenas um projeto foi votado: o de número 87/2013, de autoria do vereador Juliano Sehaber Perez, sobre a instituição de uma equipe de transição quando da troca de prefeito.

Durante a reunião, vários vereadores demonstraram descontentamento da forma como o Executivo vem se relacionando com o Legislativo. Os vereadores Jairo Arruda, Dirlei Martins Pereira, Sandra Agostinho, Dorneles Adão Cavali e Juliano Sehaber Perez se manifestaram, falando das respostas de requerimento com poucas informações, algumas espostas, com informações distorcidas e requerimentos que demoram muito para serem respondidos. O vereador Dorneles citou como exemplo a resposta do requerimento que ele havia feito sobre a capela mortuária. O ofício da prefeitura informou o valor pago à empresa terceirizada, que é de R$ 1.500,00 por mês e que esta empresa é responsável pelo pagamento dos funcionários. O cafezinho, nos velórios, é pago pelos familiares e, o material de limpeza, é de responsabilidade da prefeitura. A revolta do vereador foi pelo fato de não haver informações financeiras sobre os gastos com a capela mortuária, antes da terceirização, durante o ano de 2012. 

O requerimento n° 101/2013 quer informações sobre as diárias usadas pelos integrantes do Executivo nos últimos meses. Este requerimento é assinado pelos vereadores: Sandra Agostinho, Jairo Arruda, Dorneles Cavali e Juliano Sehaber. 

O vereador Dirlei requer o motivo do Setor Rodoviário não arrumar a estrada entre o Canjarana e a localidade de Riozinho. 

Os vereadores Sandra e Jairo solicitam uma cópia do projeto elétrico para a feira do produtor, na Praça das Flores.  

O vereador Jairo questionou se há uma central dos produtores no  sistema de compra direta.

O vereador alega que os agricultores têm grande dificuldade para realizar a entrega nas diferentes escolas do município. O mesmo vereador também quer saber se há algum projeto para a construção de cozinha para uso dos moradores da Vila Rural. 

A vereadora Sandra Agostinho apresentou requerimento questionando se há previsão para perfuração de todos os poços artesianos até o final deste mandato.  

Em um dos ofícios enviados pela Administração, em resposta ao requerimento do vereador Dirlei, houve a informação do valor que a Concessionária Viapar repassou ao Município no primeiro semestre deste ano: pouco mais de R$ 509 mil. 

O vereador Dorneles disse que em todos os anos de vereança nunca viu um volume tão grande de equipamentos vindos dos Governos Federal e Estadual, em um curto espaço de tempo. Verba essa destinada, de maneira especial, aos pequenos municípios. Sobre o mesmo assunto o vereador Gumercindo dos Santos considera que o prefeito Nei Calori tem condições de fazer uma grande administração, pois verbas tem vindo em forma equipamentos e obras, como a da super creche. 

"O vereador é o pára-choque do prefeito", disse o vereador Maurício Jotta Massano, referindo-se ao fato de muitas pessoas terem mais facilidade de encontrar os vereadores para fazerem suas reivindicações. Baseado nessa observação, o vereador, que também é o presidente da Câmara, sugeriu ao prefeito que atenda pelo menos parte das indicações provenientes dos vereadores. 

"Eu sinto que esta administração ainda não se achou", afirmou o vereador Silvio Silveira. Na opinião dele, a equipe ainda não está bem entrosada e ele acha que comentários como os dessa noite, entre os vereadores, devem ser analisados com atenção, pela administração.