23/10/13 Qua 14h11
Talento
Texto de aluna da EJA
O TR Notícias publica uma composição da aluna Silvia S. Munarim Catira, da EJA - Educação para Jovens e Adultos - Ensino Fundamental, do Colégio Estadual João XXIII. O material foi enviado por sua professora, Leni Ayres Welter. A produção foi feita por ocasião da Semana da Pátria, em setembro.  
Minha Pátria Amada Brasil


Ó minha Pátria, até quando uma nota de cem reais vai valer quatro anos no poder para alguém que por ti não tem admiração?

Ó Pátria amada idolatrada, salve, salve Brasil... Até quando pessoas serão tratadas pelo tamanho de sua carteira no bolso e o valor de seu dinheiro no banco?

Ó minha Pátria, de um verde verdejante, quando irão parar de te desmatar... poluir os rios, traficar animais, matar os índios que são os verdadeiros donos de ti?

Ó minha Idolatrada Terra, quando seus filhos poderão ser atendidos em um hospital com direito a um tratamento melhor que um cachorro em uma clínica veterinária?

Quando mães irão parar de dar à luz nos corredores de hospitais e idosos morrerem sem atendimento por não terem uma requisição?

Quando erros médicos serão corrigidos e as pessoas serão tratadas como seres humanos e não como apenas um número em uma estatística?
Quando iremos parar de ser surdos por não ouvir a voz daqueles que querem o melhor para ti?

Quando iremos parar de olhar para nós mesmos e escolher governantes sábios e ir às ruas pedir a punição para os que não cumprirem suas promessas?


Quando que pessoas honestas arrancarão a tranca dos portões de ferros e deixarão de serem os prisioneiros? Aqueles que deviam estar atrás das grades quando serão punidos?

Quando os jornalistas pararão de criticar o bom policial, por ter punido um infrator?
Quando pararemos de passar a mão na cabeça, dizendo coitadinho do menor assassino que foi preso?


Quando olharemos nos olhos dos pais, mães e filhos que viram o ladrão que, por desejo de ter um celular ou de usar mais um grama de sua droga, deu dois, três tiros naquele ente querido?

Quantos que dizem trabalhar em função dos direitos humanos irão intervir por um melhor salário para os que colocam suas vidas em risco?
Quando irão dar a cara para nos ajudar e não aparecendo apenas quando o policial fazendo seu trabalho levar o culpado à prisão...
Quando vamos ter leis mais rigorosas?

Ó minha Pátria, sinto por ti deveras dor por saber de sua imensa vergonha e de seu horror quando crianças, jovens , meninas e meninos que por direito deveriam estar estudando, estão sendo traficados, colocados na prostituição, alguns em troca de um pacote de feijão, outros apenas por alguns trocados para o sustento de seu vício nas drogas.

Ó idolatrada, salve-nos do nosso egoísmo, da nossa falta de humanidade, da nossa falta de vergonha e de todos os males... Minha amada Pátria que se chama Brasil.


Silvia S. Munarim Catira