25/10/13 Sex 19h53
Brasília
Mamboreense representa a mulher agricultora da Comcam na capital do Brasil
Selma Miranda Macedo participou da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada no Centro de Eventos Século XXI, de 14 a 17 de outubro, em Brasília. Ela foi a única participante da Comcam no evento, que reuniu pouco mais de 1.200 pessoas de todo o país e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. Entre os participantes, havia agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, quilombolas, povos indígenas e outros. 

A 2ª CNDRSS - Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário foi promovida pelo MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário e pelo CONDRAF - Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. O objetivo central da 2ª Conferência é a construção, de forma participativa, de um PNDRSS - Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, na qual estarão envolvidas representações das diversas instâncias de governo: federal, distrital, estadual e municipal. 

A 1ª  CNDRSS aconteceu em Olinda, PE, em junho de 2008. 

Selma Miranda Macedo destaca o trabalho e dedicação da Emater, na pessoa do engenheiro agrônomo Luiz Vanderley da Silva, que teve papel fundamental da seleção e envio de uma representante da região. Algo que chamou a atenção de Selma foi a forma que a agricultura familiar está organizada em outras partes do estado e do Brasil, que é através de territórios.  


Participação de Selma Miranda Macedo em Brasília