02/12/13 Seg 8h51
Rota da Fé
Centenas de peregrinos visitam lugares sagrados em Mamborê e Boa Esperança
A trigésima primeira edição da Rota da Fé, realizada pela Fundação São José da diocese de Campo Mourão, incluiu quatro lugares sagrados no município de Mamborê. A peregrinação, com aproximadamente 500 pessoas, foi realizada no sábado (30), e visitou as capelas São José, no Guarani; Sagrado Coração de Jesus, Gavião; São Sebastião, Pensamento; e igreja matriz da paróquia Imaculada Conceição.

A Rota da Fé contou com a presença da Ir. Maria Adelina da Cunha, reitora do Santuário Santa Paulina de Nova Trento, SC; do secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, SC, Eluisio Antônio Voltolini; Mário Felipe, guardião da relíquia da Cruz de Cristo, que reside em Apucarana. O prefeito em exercício de Mamborê, Paulo Rotta, acompanhou as visitas dentro do município, bem como o vigário paroquial Pe. Reinaldo Adriano Andrade. Da equipe da Rota da Fé estavam o coordenador Ruben Moyano, Samuel Kozelinski, professor Amani Spachinski de Oliveira e outros.

"Ficamos contentes por nossa comunidade ter sido escolhida para fazer parte da Rota da Fé", disse a professora Marilce Aparecida Brandão, acolhendo os peregrinos da capela do Guarani. Ela também apresentou o histórico local, explicando que a primeira capela foi construída em 1954.

Na capela do Gavião, a professora Cleide Brunetta acolheu a todos e disse que a capela foi inaugurada em 1990, com uma missa presidida pelo então bispo dom Virgilio de Pauli. "Acho que esta igreja deveria ser patrimônio histórico, pois significa a fé do povo plantada na terra", disse o professor Amani Spachinski, referindo à capela, que é subterrânea.

Na igreja matriz, em Mamborê, a reitora do Santuário de Santa Paulina, Ir. Maria Adelina da Cunha, fez o convite para que as pessoas visitem o santuário e lembrou também das vocações, convidando as jovens para que analisem e façam uma experiência na vida religiosa. Ela também fez a entrega de uma imagem de Santa Paulina às integrantes do Instituto de Leigas Consagradas de Santa Paulina, que existe em Mamborê. Dominga Moreira recebeu a imagem, em nome do instituto.

Em Pensamento, o ministro da Eucaristia Arildo fez a acolhida e apresentou o histórico, citando que há registros de batizados na comunidade no ano de 1947, quando da passagem do Pe. Aloysio Jacobi. Em Pensamento também houve o almoço, que foi oferecido pela Prefeitura Municipal de Mamborê, de acordo com a parceria estabelecida para a realização da peregrinação.

A Rota da Fé é uma forma de turismo religioso, que visa também desenvolver economicamente os lugares de visitação. Por este motivo, sempre há a exposição e comercialização de produtos de artesanato local, como foi o caso da presença da Associação Mãos Criativas, de Mamborê, no pavilhão da capela São Sebastião.

"Nós tínhamos uma curiosidade muito grande em saber como era a Rota da Fé", disse Eluisio Antônio Voltolini, secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, SC.

Boa Esperança

Após o almoço os peregrinos seguiram para o município de Boa Esperança, onde foram acolhidos pela comunidade da capela São Sebastião de Palmital. Em seguida visitaram o parque do lago e foram recepcionados pela comunidade, na igreja matriz da paróquia Nossa Senhora da Guia.

Retornando a Campo Mourão, a Rota da Fé passou pela paróquia Santa Cruz e encerrou o dia com o show do Pe. Reginaldo Manzotti, no parque de exposições, já no início do evento Cristo é Nosso Show.

Clique para visualizar a galeria com 73 fotos


Capela São José, Guarani, Mamborê


Pe. Reinaldo, Ir. Maria Adelina, Eluisio e Mário


Mario, Prof. Amani, Ruben Moyano e Pe. Reinaldo


Quinze ônibus fizeram o transporte dos peregrinos em Mamborê, incluindo um do município


Capela do Gavião


Igreja matriz de Mamborê


Entrega da imagem de Santa Paulina

Encenação do Grupo Kairós

Capela de Pensamento