01/05/14 Qui 17h07
Legislativo
Reunião da Câmara com presença de associação de artesanato

Integrantes da Associação de Artesanato Mãos Criativas de Mamborê participaram da reunião da Câmara Municipal na terça-feira (29). Eles se inscreveram com antecedência para que pudessem fazer uso da tribuna, para explicar o funcionamento do projeto "Caminhos da Terra".

O vereador Gumercindo dos Santos apresentou moção de aplauso para a Gangue das Trilhas, pelas realização do 14º Encontro de Trilheiros e para a equipe do Secretaria de Cultura que realizou o 2º Momento da Saudade.

Os vereadores Dorneles Adão Cavali, João do Prado e Dirlei Martins Pereira são os autores do requerimento nº 47, que solicita ao presidente da Câmara para que convide a ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde (Zélia Rodrigues), para que compareça a uma reunião da Câmara para falar sobre os motivos do seu afastamento da presidência e do Conselho.

O vereador Dirlei Martins Pereira requer a presença do chefe do Setor Rodoviário para que compareça a uma reunião do Legislativo para explicações de sua pasta.

Os vereadores Jairo Arruda, Juliano Sehaber Perez e Sandra Nascimento Agostinho requereram do Executivo quais restrições foram impostas pela Sanepar, com a não assinatura do contrato com o Município.

A vereadora Sandra Agostinho requer da prefeitura informações sobre os terrenos vazios de propriedade do Município. A preocupação da vereadora é sobre a não limpeza dos mesmos e a cobrança para que os munícipes façam a limpeza para evitar a propagação dos mosquito transmissor da dengue.

A presidente da Associação Mãos Criativas Marilza Czui e a vice-presidente Carla Appelt falaram sobre a mesma. No início de fevereiro deste ano, integrantes da associação e outros mamboreenses estiveram em Santa Catarina para conhecer alguns trabalhos realizados sobre o assunto. No dia seguinte à reunião (quarta-feira, 30), seria realizado o plantio do trigo para obtenção da palha para utilização no artesanato. As duas variedades de trigo foram trazidas de Capinzal, SC e de Ubiratã, PR. A equipe observerá qual variedade se adaptará mais às condições do município de Mamborê. O plantio, feito no sistema tradicional (semeadura a lanço), foi na propriedade de Lucio Czui e contou com a presença de diversas pessoas, incluindo alguns vereadores.

O início dos trabalhos da Mãos Criativas foi em 2013, com o 1º Despertar Natalino, o qual beneficiou 42 famílias com cestas de alimentos.

"Através deste trabalho podemos mostrar nossas raízes, levando o nome de Mamborê a outras regiões", disse Carla Appelt.

"Este mesmo projeto levamos ao conhecimento do Poder Judiciário, pois no ano passado já havia sido solicitado à nossa associação um trabalho que pudéssemos trabalhar com os detentos de nossa cidade e, no momento, aguardamos a resposta do Poder Judiciário para ser implantado", informou Marilza.


Marilza Czui

Carla Appelt

Trigo sendo semeado