16/05/14 Sex 13h43
Ucranianos
Nova eparquia é criada no Brasil
A Igreja Greco-Católica de rito Ucraniano no Brasil tinha uma eparquia em Curitiba, que corresponde a uma diocese, do rito latino da mesma Igreja Católica. Recentemente a eparquia São João Batista de Curitiba foi elevada a arquieparquia metropolitana, que corresponde a arquidiocese. Outra mudança foi a criação da eparquia (diocese) Imaculada Conceição de Prudentópolis.

A comunidade Santa Ana de Mamborê pertence à paróquia Santíssima Trindade de Campo Mourão que, por sua vez, pertencia à eparquia São João Batista. Provavelmente passará a pertencer à eparquia de Prudentópolis.

Abaixo, a transcrição de um comunicado oficial, na íntegra:

União da Vitória, 15 de maio de 2014

Reverendíssimos Padres, Consagrados, Consagradas, Responsáveis pela Pastoral Eparquial e todos os
fiéis pertencentes à Eparquia Ucraíno Católica São João Batista no Brasil.

Христос Воскрес!

Como já é de nosso conhecimento, na última segunda feira, dia 12 de maio de 2014, com alegria que a Santa Sé, através do Papa Francisco, após ter ouvido o Conselho do Sínodo dos Bispos Ucranianos Greco – Católicos, anunciou que Dom Volodemer Koubetch, OSBM, atual Eparca da Eparquia São João Batista para os ucranianos católicos no Brasil com sede em Curitiba/PR, será o Novo Metropolita (arcebispo metropolitano) com sede em Curitiba/PR e que Dom Meron Mazur, OSBM, atual Bispo Auxiliar da Eparquia São João Batista para os ucranianos católicos no Brasil com sede em Curitiba/PR, será o Novo Eparca para os Ucranianos Greco – Católicos com sede em Prudentópolis/PR, sendo a nova Eparquia dedicada em Honra a Imaculada Conceição! Rezamos que Deus abençoe a nova Eparquia.!

Portanto, a Eparquia de São João Batista paraos ucranianos católicos no Brasil com sede em Curitiba/PR, foi elevada à Arquieparquia

  Metropolitana (Metropolia) pelo papa Francisco. Fato de grande importância para a Igreja Greco – Católica de rito Ucraniano no Brasil. A Metropolia corresponde na Igreja Católica do Rito Latino, ao que se chama de Arquidiocese e o Metropolita, ao Arcebispo. A Eparquia é o que no rito latino denomina-se de Diocese, à qual tem sob sua jurisdição várias igrejas dentro de um território determinado. Tal elevação, dá a igreja ucraniana no Brasil uma epresentatividade maior nas questões políticas internas à Igreja, como na sua organização jurídica e pastoral.

Diante desses fatos, comunicamos que já foram decididas as datas das entronizações, que
serão presididas pelo Arcebispo Maior Dom Sviatoslav Shevchuk. No dia 13 de julho de 2014
acontecerá a entronização de Dom Meron Mazur, OSBM como Primeiro Eparca da Nova
Eparquia Imaculada Conceição – Vila Iguaçu em Prudentópolis/PR. No dia 15 de julho de 2014
acontecerá a entronização de Dom Volodemer Koubetch, OSBM como Primeiro Metropolita da
Nova Arquieparquia Metropolitana com sede em Curitiba/PR na Catedral Ucraíno Católica em
Curitiba/PR.

Em breve será elaborado e enviado a todos um comunicado oficial com os devidos detalhes das duas memoráveis celebrações. Convidamos a todos, dentro das possibilidades, para a participação das referidas celebrações que serão de grande importância para a Igreja Greco Católica Ucraniana no Brasil.

Aguardamos a presença e a participação de todos. Desejamos a todos um abençoado tempo
pascal e que Maria, a estrela do mês de maio, cubra a todos com o seu manto sagrado.

Na paz do Cristo Ressuscitado e com fraterna amizade e orações:

Pe. Josafá Firman
Chanceler da Eparquia São João Batista