25/06/14 Qua 9h10
Mamborê
Começa a Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas
Teve início na noite de ontem (24), e vai até amanhã (26) a 4ª edição da Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas. A realização é da Aramam - Associação de Recuperação dos Alcoólicos de Mamborê, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e a Pastoral da Educação.

A abertura foi no Centro Cultural, com presença do prefeito Nei Calori; presidente da Aramam, Ivori Rodrigues da Silva; delegado da Polícia Civil, Dr. Antonio Cesar Pereira dos Santos e outros. Do Legislativo Municipal, apenas a vereadora Sandra Nascimento Agostinho estava presente. Os alunos do Colégio João XXIII participaram da cerimônia.

Devido às alterações no calendário escolar, por causa da Copa do Mundo, o dia de atividades da Semana de Combate às Drogas, no patrimônio Guarani, foi antecipado para 13 de junho. Nesse dia, houve apresentação do Grupo de Teatro Arte Encenada, de Campo Mourão, para os alunos do Colégio Estadual do Campo São Luiz Gonzaga

Na noite de ontem, o cerimonial, conduzido por Orley Moreira, apresentou um rápido resumo da Aramam, que foi fundada no dia 30 de junho de 1993. Houve apresentações dos Anjos Seresteiros e Grupo de Iniciação Teatral Grite com Arte do Colégio João XXIII.

"Você não precisa de nenhuma dessas coisas para mostrar que é importante", disse o pastor Darly Thomé da Silva, presidente do Copam, durante seu pronunciamento, referindo-se à importância de se viver longe das drogas.

"Dos últimos dez homicídios ocorridos na Comarca de Mamborê, oito, tiveram ligação com drogas, de maneira especial, com o álcool", disse o Dr. Antonio Cesar Pereira dos Santos, delegado de Polícia. Ele também falou da importância da atenção dos pais sobre o comportamento dos filhos, pois o consumo da cocaína tem crescido em Mamborê e Boa Esperança, mais que a maconha. Enquanto o uso da maconha pode ser identificado com mais facilidade pelo cheiro, a cocaína pode ser identificada pela mudança de comportamento dos filhos.

Silmara Pallu Cesa, secretária municipal de Educação valorizou o cultivo da espiritualidade e fé para a educação dos filhos.

O prefeito Claudinei Calori de Souza parabenizou os organizadores e agradeceu a parceria com a Prefeitura Municipal, através de uma de suas secretarias.

O presidente da Aramam, Ivori Rodrigues da Silva, disse que "a prevenção começa com o exemplo de vida dentro dos lares" e declarou aberta, oficialmente, a 4ª Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas.

 

Programação

 
Autoridades


Anjos Seresteiros


Pastor Darly Thomé da Silva

Dr. Antonio Cesar Pereira dos Santos

Silmara Pallu Cesa

Nei Calori

Ivori Rodrigues da Silva

Dueris Gustavo de Oliveira Zanella, declamando a redação de sua autoria, classificada no Proerd 2014

Testemunho de vida de Patrick Leonan Manoel de Campo Mourão

Valdeci Arnaldo Ciconello, vice-presidente da Aramam
 
Hino da Aramam, interpretado por Victor Rocha e Hélio Anschau

 

<<< Orley Moreira, cerimonial


Silêncio e atenção do público, durante o testemunho do jovem Patrick
 
 
Equipe
 
4ª Semana Mun. de de Prevenção e Combate às Drogas Col. Est. do Campo São Luiz Gonzaga