30/09/14 Ter 10h03
Procon
Orientações sobre pagamentos em tempo de greve bancária

Com relação à greve dos funcionários dos bancos iniciada nesta terça-feira (30), o Procon de Campo Mourão está orientando os consumidores que têm contas a pagar para que evitem multas ou encargos das contas devidas. Segundo a coordenadora do Procon de Campo Mourão, Kelly Mattos Dutra (foto), há várias formas de  se efetuarem estes pagamentos mesmo com as agências fechadas, sendo necessário apenas que o consumidor atente para algumas  orientações.

O ideal segundo Kelly, é que a população antecipe o pagamento das contas, evitando deixar a conta vencer e prevenindo eventuais problemas de quem acaba deixando para a última hora. Ela explica que dependendo do valor, a maioria dos boletos pode ser pago nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes bancários.

  A coordenadora Kelly orienta que se o boleto não tiver chegado deve-se entrar em contato com a empresa para solicitar pagamento de outra forma, seja através de código de barras, internet e mesmo uma segunda via da fatura. Se mesmo com o boleto ou fatura em mãos não conseguir pagar é preciso entrar em contato com quem emitiu o documento para buscar as alternativas disponíveis de sua quitação. Neste caso, a empresa pode sugerir que o cliente procure sua sede, uma lotérica, ou mesmo encaminhar um fax, ou e-mail com código de barra para pagar nos caixas eletrônicos, e isto sem custo adicional.

A atenção deve ser redobrada, também, para as pessoas que têm dificuldade em manusear os caixas eletrônicos. É que no caso de digitar mais de três vezes a senha de forma errada, ela pode ser bloqueada e, se os bancos estiverem fechados, isso pode se tornar um grande transtorno para o consumidor.

A coordenadora do Procon,  Kelly Dutra, lembra que a greve é um direito constitucional, no entanto, não pode prejudicar o consumidor e quem se sentir prejudicado pode entrar com ação na Justiça por danos morais e lucros cessantes.  Maiores informações podem ser obtidas no fone 1512.

Procon/Campo Mourão - Em caso de dúvidas, os clientes devem procurar o Procon/CM, que está localizado na Praça de Atendimento na  Rua Brasil, 1407.