17/03/15 Ter 22h48
2° Tenente
Mamboreense se aposenta após 30 anos prestados ao Exército Brasileiro
Marcio Kozam, nascido em Mamborê, onde viveu até o ano de 1983. Filho de André Kozam (Déco) e Tereza Moysa Kozam, ambos falecidos. Marcio tem residência fixa em Curitiba mas, ao longo dos 30 anos no Exército Brasileiro, residiu em diversos lugares do país, incluindo 7 meses no Haiti. “Tenho muito orgulho do local onde nasci e sempre procurei levar o nome da nossa cidade por onde passei”, disse o tenente Kozam, em entrevista ao TR Notícias.

Entrevista

TR Notícias: Como foi sua tranjetório ao longo destes 30 anos de trabalho?

Tenente Kozam: Foram 30 anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro - Incorporei ao Exército em Cuiabá no Quartel do 9º Batalhão de Engenharia de Construção como Soldado Recruta (ano 1985); Prestei concurso em 1989 e fui aprovado na Escola de Administração do Exército-(EsAEx) Salvador-BA. Após 01 (um ) ano na Escola de Sargentos, fui transferido para os seguintes locais:
- 9º Batalhão de Suprimento - Campo Grande-MS (anos de 1991 a 1994); - 51º Batalhão de Infantaria de Selva - Altamira - Pará (anos 1995 e 1996); - 5º Batalhão de Suprimento em Curitiba-PR (ano de 1997 a 2004); - 15º Batalhão Logístico em Cascavel-PR (2005 a 2010); Participei após o terremoto de 12 de janeiro de 2010 da Missão de Paz no HAITI pelo BRABATT/1-13 (Batalhão Brasileiro); 2011 a 2013 voltei para o 15º B Log em Cascavel-PR; - 9ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército em Campo Grande-MS (ano 2014); e em fevereiro deste ano, completei 30 anos de efetivo serviço e decidi pedir transferência para a Reserva do Exército Brasileiro.

TR: Fale-nos sobre o encerramento da carreira.

Ten. Kozam: No dia da minha despedida, senti um misto de alegria e tristeza, pois foram 30 anos de uma carreira intensa em uma instituição secular, a qual me proporcionou variada gama de aprendizado e possibilidades de angariar inúmeras amizades. O Exército Brasileiro foi, por vezes minha casa; outras vezes, foi meu refúgio, onde encontrei companheiros com uma palavra amiga e sempre prontos para me ajudar. Deixei o serviço ativo do Exército com o sentimento do dever cumprido.

TR: Você esteve no exterior?

Ten. Kozam: Durante os 30 anos de carreira, fui transferido várias vezes, pois os militares do Exército precisam ter vivência nacional, ou seja, conhecer o território brasileiro. Para o exterior, mas para o exterior, somente Porto Príncipe, Haiti, em 2010 (Período de 7 meses).

TR: O que pretende fazer agora que está aposentado?

Ten. Kozam: Pretendo terminar minha Faculdade de História e, quem sabe, atuar como historiador e professor nos cursos preparatórios para concursos para às Escolas Militares, que sempre foi meu sonho.

TR: Sua mensagem aos mamboreenses.

Ten. Kozam: Quero dizer aos mamboreenses que tenho muito orgulho do local onde nasci e sempre procurei levar o nome da nossa cidade por onde passei. Tenho muitas saudades dos amigos de infância, familiares e parentes que ai residem, pois são pessoas muito amáveis. Quero agradecer por essa oportunidade de me dirigir a todos os mamboreenses, pois nos dezesseis primeiros anos de minha vida em que morei em Mamborê, tive o privilégio de conviver com pessoas que contribuíram para a minha formação. Um grande abraço a todos, em especial a minha grande amiga ROSANGELA SILVA, a qual me apoiou em vários momentos da minha vida.

 
Tenente Kozam com sua família


Despedida do Exército em 13 março de 2015


Ten. Kozam no Haiti


Ten. Kozam, integrando a Força de Paz das Nações Unidas, no Haiti

Marcio durante a escola de sargento em 1990


Haiti em 2010