26/09/15 Sáb 10h46
Fase final
Começam os JAPs em Palotina
Aconteceu ontem (25) a cerimônia de abertura dos 58° Jogos Abertos do Paraná - JAPs - Divisão "B", em Palotina. As competições começam hoje (26) e vão até o dia 1° de outubro. Mamborê está presente nas modalidades masculinas do futebol, futebol sete e bolão.

 

Abaixo, matéria sobre a cerimônia de abertura, produzida pela assessoria de imprensa dos JAPs

 
Mamboreense Ilda Pazinato Borgo, representando a equipe de bolão de Campo Mourão
Partidas de equipes de Mamborê no sábado (26)

Bolão masc. - Mamborê x Capitão L. Marques - 19h30

Futebol masc. - Mamborê x Planaldo - 15h

Futebol Sete masc. - Mamborê x Campina da Lagoa - 10h50

Futebol Sete masc. - Mamborê x Palotina - 20h


Pira olímpica sendo acesa
 
Autoridades

Equipe do futebol sete, em Palotina
 
Equipe de futebol de campo

Secretário enfatiza importância do Esporte na abertura dos JAPs em Palotina

O calor seguido de uma forte chuva foram ingredientes que marcaram a solenidade de abertura da fase final da divisão B dos Jogos Abertos do Paraná em Palotina na noite desta sexta-feira. Um bom público lotou as dependências do ginásio de esportes Ardomar Somensi, que a partir deste sábado será local das disputas do futsal. A competição que vai até a próxima quinta-feira reúne cerca de 3500 atletas de 91 municípios com com a coordenação da secretaria de Esportes e Turismo, prefeitura de Palotina e apoio da Copel Telecom.

Presente ao evento, o secretário de Esportes e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, destacou a importância do esporte na formação do caráter do cidadão. Douglas falou das dificuldades do ano, mas mesmo assim as metas foram atingidas. Frisou que investindo no esporte atinge áreas como educação,a saúde, educação e também o turismo. Apesar das dificuldades, disse,`` estamos completando o nosso calendário, principalmente com a parceria dos municípios´´.

Destacou que na sexta-feira foram encerrados Jogos Escolares, em Apucarana, que ao longo do ano atingiram 80 mil alunos-atletas . Também a secretaria está encaminhando para a sua reta final, os Jogos Abertos, que somando s duas etapas, chegam quase a 10 mil atletas.

O secretário Douglas Fabrício está confiante na volta dos Jogos da Juventude do Paraná no próximo ano, pois é um complemento dos Jogos Escolares, `` desde que não se repitam os problemas deste ano´´. O mesmo acontecendo com o retorno do Projeto Viva o Verão no Litoral do Estado. Fabrício frisou que a secretaria tem sob a sua tutela a realização de 14 tipos de Jogos, movimentando milhares

 

de atletas e que nos próximos dias deverá lançar o Projeto Paraná mais Esporte com apoio dos municípios. De acordo com os questionários respondidos, um novo panorama para o esporte deverá vir.

Após o desfile das delegações, como não poderia deixar de ser, a delegação de Palotina foi a mais aplaudida. Houve também a tradicional execução dos hinos nacional e do Paraná.

As outras autoridades que usaram da palavra foram rápidas e diretas em seus pronunciamentos como o presidente da Câmara dos Vereadores, Roberto Celso Vilela; o diretor de esportes e lazer de Maripá, Elvio Gregori Pegoraro e o prefeito de Palotina, Jucenir Leandro Stentzler, que declarou o início dos Jogos Abertos do Paraná, divisão B.

Dentro da solenidade houve o acendimento da tocha olímpica por parte da jogadora de vôlei Maiara Cristina Basso. Já o juramento olímpico foi proferido por Jessica Salvi Acco. Também houve o juramento do árbitro feito por Marco Antônio Waldow, do vôlei.

No encerramento da programação houve a apresentação da Banda Holligans. No início da programação artística houve a apresentação do grupo I am Black e conduta, mantido pela secretaria de Educação de Palotina.

A fase final dos 58º Jogos Abertos do Paraná (JAPs) é realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET), com apoio dos Escritórios Regionais e da Prefeitura Municipal de Palotina e a parceria da Copel Telecom.

COM/SEET/Jairo Gomes