Notícias Mamborê
   
14/12/15 Seg 10h50
Igreja
Aberto o Ano da Misericórdia na diocese de Campo Mourão
Várias pessoas da paróquia de Mamborê participaram, na manhã de hoje (13), da abertura do Ano da Misericórdia na diocese de Campo Mourão. Os dois padres da paróquia Imaculada Conceição também participaram. Abaixo, a matéria do site da diocese de Campo Mourão, sobre o importante evento. Mais abaixo, as fotos da missa na noite deste domingo (13), na igreja matriz de Mamborê, com a entronização da vela do Ano da Misericórdia, recebida pelo Pe. Francisco Dantas de Carvalho, em Campo Mourão, na celebração da manhã.

Fiéis das 39 paróquias e uma quase-paróquia da diocese de Campo Mourão participaram da abertura do Ano da Misericórdia na diocese, na manhã deste domingo (13). Num primeiro momento, todos se reuniram em frente ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, Campo Mourão, onde foi montado um palco com altar. Ali teve início a celebração. Em seguida, todos caminharam até a Catedral São José (trajeto de 1.800 metros), onde houve a abertura da Porta Santa e a celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano dom Francisco Javier Delvalle Paredes e concelebrada por quase todos os padres da diocese. Cada pároco ou administrador paroquial recebeu a vela do Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia.

Ainda no Santuário Nossa Senhora Aparecida o vigário geral da diocese, Pe. Gaspar Gonçalves da Silva, leu a Bula papal de proclamação do Jubileu da Misericórdia de 11 de abril de 2015.

"Ao entrar pela Porta Santa, que seja de fato irmos de encontro ao abraço fraterno e paterno de nosso Deus misericordioso. Que nosso coração possa acolher a Sua graça", disse Dom Francisco Javier momentos antes de abrir a Porta Santa, na Catedral São José. Em seguida, todas as pessoas passaram pela Porta Santa, que é a porta principal da Catedral São José.

"Em sintonia com os feitos maravilhosos de Deus, o Seu povo foi convocado para que, neste dia, possa também se aproximar deste abraço de Deus que Ele oferece para nós, todos e todas, pela Sua misericórdia, convidando-nos e convocando-nos a viver em plenitude neste Ano Santo da Misericórdia", disse o bispo diocesano durante a homilia. "Foi colocado aqui na frente um sinal que servirá, por todo este tempo do jubileu, do Ano Santo da Misericórdia, para nos lembrar de irmos ao encontro desse abraço misericordioso de Deus", prosseguiu Dom Javier, falando das indulgências que são obtidas, passando pela Porta Santa. "Cada um de nós que passar por esta porta tem a missão de ser uma porta de misericórdia para todos os irmãos", disse o bispo diocesano. Ele lembrou o motivo do papa Francisco ter anunciando este Ano Santo, que é o jubileu de ouro do encerramento do Concílio Vaticano II, que é uma "porta aberta da Igreja para o mundo", conforme as palavras do bispo.

Indulgência plenária

A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel devidamente disposto, que em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos.

Para se obter uma indulgência é necessário observar as seguintes condições: participar dos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia, rezar a profissão de fé, Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai, nas intenções do Sumo Pontífice, além de passar pela Porta da Misericórdia na Catedral São José. O período para se lucrar a indulgência é de 8 de dezembro de 2015 até 20 de novembro de 2016.

 
Alguns paroquianos de Mamborê presentes na celebração


Início, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês


Procissão até a catedral


Dom Javier abrindo a Porta Santa

 

 

 

 


Vídeo de alguns momentos da celebração
 
Padres recebem velas para levarem às suas paróquias

Entronização da vela do Ano Jubilar e do banner na igreja de Mamborê
 
Vela do 3º domingo do Advento sendo acesa

Pe. Francisco e símbolos do Ano da Misericórdia