Notícias Mamborê
   
15/12/15 Ter 0h16
Legislativo
Reunião ordinária da Câmara Municipal de Mamborê
Com presença de 8 vereadores, foi realizada a penúltima reunião ordinária do ano, da Câmara Municipal de Mamborê, na noite de segunda-feira (14). O vereador Dorneles Adão Cavali esteve na Câmara Municipal, mas se ausentou antes do início da reunião por não estar se sentindo bem (problemas de saúde). Em pauta, projetos, requerimentos e indicações, para serem discutidos e votados. A reunião foi presidida pelo vereador Dirlei Martins Pereira, presidente.

Foi lido o convite do Colégio Estadual João XXIII para a cerimônia de formatura no dia 18 de dezembro, às 20h, no Centro Cultural.

Foi aprovado o Projeto de Resolução n° 008/2015, que dispõe sobre a programação financeira do Poder Legislativo com vistas à compatibilização entre o recebimento das transferências financeiras do Executivo e a execução da despesa para o exercício financeiro de 2016.

Votado também o Projeto de Resolução n° 003/2015, aprovando o parecer prévio n° 111/2015, da prestação de contas do Poder Executivo do Município de Mamborê, referente ao exercício financeiro de 2013.

Foi discutido o Projeto de Lei – PL n° 082/2015, de autoria do vereador Juliano Sehaber Perez, que dispõe sobre a proibição de eventual venda e consumo de bebidas alcoólicas no parque Prefeito Armando Alves de Souza. O resultado da votação foi 4 votos favoráveis ao projeto e 3 votos contrários.

Os PL nº 084/2015, 085/2015, 086/2015 e 087/2015 autorizam o chefe do Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no Orçamento Geral do Município. Todos foram aprovados por unanimidade, em primeira votação.

O vereador Silvio Silveira apresentou a Indicação Legislativa nº 003/2015 sobre a instalação de câmeras de vídeo em locais públicos para utilização da polícia, visando ser uma ferramenta de segurança. A Indicação Legislativa é uma sugestão ao Executivo (prefeito) para que este elabore um Projeto de Lei e o encaminhe ao Legislativo (vereadores). Este foi aprovado por unanimidade.

Comentários dos vereadores

O vereador Juliano Sehaber Perez lembrou que há vários anos não são realizados arrastões e o acúmulo de recipientes que retêm água é grande, inclusive nos terrenos públicos.

O vereador Silvio Silveira considera a necessidade não só de um arrastão, mas uma grande campanha, incluindo também conscientização quanto aos perigos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

O vereador Juliano S. Perez disse que há algumas semanas havia feito uma moção de congratulações à Rádio União FM, por ocasião do aniversário da mesma. Nesta sessão, apresentou uma moção à Rádio T FM. Ele disse que todo o conteúdo das reuniões da Câmara Municipal é lido na íntegra pelo Jornal T News, apresentado pela mamboreense Franciele Óliver.

A vereadora Sandra Agostinho elogiou também o trabalho da Franciele Óliver. “Uma pessoa que tem ética na hora que vai falar”, disse a vereadora, apoiando a moção apresentada pelo vereador Juliano S. Perez.

O vereador Gumercindo parabenizou a emissora, unindo-se ao vereador Juliano na moção. “Tivemos muita sorte quando o proprietário da Rádio T, Márcio, escolheu Mamborê para ter uma Rádio T. Vários municípios gostariam de ter essa rádio”, disse o vereador Gumercindo. Ele lembrou dos programas que são em rede e são gerados em Mamborê, levando a programação até às cerca de 20 emissoras, espalhadas pelo estado.

A vereadora Sandra Agostinho falou da oportunidade que os vereadores têm de conceder entrevistas através da Rádio T.

“Nós sabemos que temos portas abertas na Rádio T”, disse o vereador Gumercindo.

O vereador Maurício J. Massano disse que a Rádio T chega em todos os lugares do município e divulga o trabalho dos vereadores, agindo de maneira imparcial na política partidária.

O vereador Juliano Sehaber Perez defendeu o PL nº 082/2015, de sua autoria, e que proibe a venda de bebida alcoólica no parque do lago. Na hora da discussão do projeto, o vereador Gumercindo dos Santos se posicionou contrário ao mesmo, considerando que é um local de lazer e que deve ser liberada a bebida. Votaram a favor do projeto os vereadores: Juliano Sehaber Perez, Jairo Arruda, Sandra Nascimento e João do Prado. Votaram contra o projeto: Gumercindo dos Santos, Maurício Massano e Silvio Silveira. O presidente não precisou votar, pois não houve empate.

O vereador Silvio falou sobre a Indicação Legislativa, de sua autoria, sobre a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos, na cidade. “Educação, Saúde e Seguranças são o tripé básico para uma boa administração”, disse o vereador. De acordo com Silvio Silveira, as câmeras são muito importantes para o trabalho das Polícias Civil e Militar, contribuido para com a segurança.

“O nosso policiamento já é eficiente e vai se tornar muito mais eficaz com este equipamento”, disse a vereadora Sandra.

Sobre o Requerimento 177/2015, o vereador Dirlei Martins Pereira disse que esteve no local da super creche, em construção, e disse que lá há muitos locais para reter água. O vereador Jairo Arruda considera que o trabalho de campanha devia ser feito ao longo do ano, pois nessa época de final de ano, fica difícil. O vereador Silvio Silveira considera necessário agir com mais força, punindo as pessoas que não mantém seus quintais limpos. A vereadora Sandra Agostinho lembrou que já existe o canal, ou seja, já existe a ouvidoria para que as denúncias aconteçam. Falta fazer com que as coisas funcionem; que a lei seja executada.

O vereador Jairo Arruda disse que recebeu a informação da contadora do Município de que os R$ 100 mil, obtidos através do deputado Osmar Serraglio, já estão na conta bancária do Município de Mamborê.

Os vereadores também comentaram sobre a viagem do prefeito Nei Calori e esposa, ao exterior. Além de participar da Cúpula Mundial da Família +10, de 10 a 12 de dezembro, no Egito, Calori e Vania estiveram hoje (14) e permanecerão amanhã (15), na Itália. Lá, eles visitam uma usina Gallarati, que deverá instalar uma unidade em Mamborê. Também deverão participar de uma sessão no Parlamento Italiano, onde Renata Bueno, filha do deputado Rubens Bueno, é deputada.

 

Requerimentos apresentados e aprovados

Requerimento n° 177/2015 de autoria dos vereadores: Dirlei Martins Pereira e Juliano Sehaber Perez
Para: Claudinei Calori de Souza, prefeito municipal (Poder Executivo) 
Para que o setor competente informe:

  1. Quais as medidas que estão sendo tomadas pela Secretaria de Saúde e do Setor de Endemias para o combate ao mosquito Aedes aegypti uma vez que o mesmo é transmissor da dengue, do chikungunya e do zika?
  2. Com relação aos terrenos que devido o lixo encontrado estão servindo de criadouro para o mosquito, qual medida esta sendo tomada a fim de evitar e punir os proprietários destes terrenos?
  3. Uma vez mais que o índice está acima do preconizado e a exemplo de alguns municípios, não seria o caso de Mamborê uma realização de um arrastão em combate ao mosquito Aedes aegypti para coleta destes possíveis criadouros?

Requerimento n° 180/2015 de autoria do vereador: Dirlei Martins Pereira
Para: Claudinei Calori de Souza, prefeito municipal (Poder Executivo)

Para que a prefeitura através do setor competente informe onde os idosos e portadores de necessidades especiais poderão fazer o cartão de estacionamento prioritário.

Requerimento n° 181/2015 de autoria do vereador: Dirlei Martins Pereira
Para: Claudinei Calori de Souza, prefeito municipal (Poder Executivo) 

Para que a prefeitura através do setor competente informe se a prefeitura de Boa Esperança possui algum débito pendente com o município de Mamborê.

Requerimento n° 179/2015 de autoria do vereador: Jairo Arruda
Para: Dirlei Martins Pereira, presidente da Câmara (Poder Legislativo)

Requer o envio de ofício ao deputado federal Osmar Serraglio, agradecendo pela viabilização de R$ 100 mil é destinados à aquisição de equipamentos.

Indicações apresentadas

Indicação n° 176/2015 de autoria do vereador: Juliano Sehaber Perez
Para: Claudinei Calori de Souza, prefeito municipal (Poder Executivo) 

Para que a prefeitura através do setor competente realize o corte de grama nas escolas municipais e em todos os terrenos públicos.

 

Moção apresentada e aprovada

Moção nº 034/2015 de autoria do vereador: Juliano Sehaber Perez
Para: Rádio T FM pelo aniversário de 11 anos de funcionamento em Mamborê.