Notícias Mamborê
   
07/01/16 Qui 18h32
Entrevista
Delegado da Polícia Civil fala à imprensa mamboreense
João Paulo Menuzzo Lauandos, delegado da Polícia Civil da Comarca de Mamborê  e adjunto à 16ª Subdivisão Policial - SDP de Campo Mourão, concedeu uma entrevista aos meios de comunicação de Mamborê. A princípio, seria uma coletiva de imprensa agendada para o início da semana. Na impossibilidade da realização da mesma, a entrevista aconteceu no sistema de perguntas enviadas ao delegado.

Abaixo estão as perguntas dos integrantes da imprensa local: Rádio União FM, Rádio T FM, TR Notícias, Cidade Destaque e Jornal Informativo. As respostas foram enviadas, pelo delegado, nesta quinta-feira (7).

O delegado assumiu a delegacia local em 8 de setembro de 2014. Em novembro de 2015 ele assumiu o cargo de delegado-adjunto da 16ª SDP (matéria no itribuna.com.br). Entre as informações, está a redução no registro de inquéritos policiais em aproximadamente 15%, em 2015, comparado ao ano anterior.

 
João Paulo Menuzzo Lauandos
Perguntas formuladas pela Rádio T FM

1 - A Delegacia de Polícia de Mamborê, contará com quantos servidores neste ano de 2016?

Um Delegado, um Escrivão e quatro Investigadores.

2 - Quais as infrações mais comuns atendidas pela Polícia de Mamborê no ano de 2015?
Furto, violência doméstica contra mulher, embriaguez ao volante, posse/porte de drogas e armas.

3 - Qual a análise que se pode fazer da Segurança Pública de Mamborê, atualmente?
O quadro é positivo, com incansável empenho das Polícias Civil e Militar no combate ao crime e suporte à população, sendo os bons resultados a consequência natural. A redução em aproximadamente 15% no registro de inquéritos policiais, de 2014 para 2015, é um bom indicativo.

4 - Qual o caso de maior repercussão atendido pela Polícia de Mamborê neste tempo em que o senhor está à frente da Delegacia do Município?
A prisão de seis indivíduos, em tese por roubo a ônibus, ou mesmo a apreensão de adolescentes por supostamente matarem um homem com requintes de crueldade.

5 - Há, em vista, alguma ação conjunta com a Promotoria Pública de Mamborê para combater a criminalidade na cidade?
Muito embora a aproximação entre as instituições, não há ação conjunta específica no momento.

6 - Outro assunto bastante relevante é o envolvimento de menores com a criminalidade. Como a Polícia Civil tem agido com relação a esses casos? Como funciona quando um menor é apreendido?
Tema complexo. Em síntese, o envolvimento de adolescentes é crescente e preocupante, do ponto de vista da segurança pública, até porque a legislação é branda no meu ponto de vista. Podem ficar apreendidos por até cinco dias na Delegacia, sendo que, se o adolescente pratica a conduta sem violência ou grave ameaça sua apreensão poderá ser substituída por mero boletim de ocorrência circunstanciado.

7 - O que se pode esperar da Segurança Pública de Mamborê em 2016?
Pode-se esperar a continuidade do bom trabalho que vem sendo desenvolvido, com novas estratégias e melhorias no combate ao crime, aperfeiçoamento e capacitação dos policiais civis, além da crescente aproximação com a população.

8 - Qual a mensagem que o senhor deixa para a população Mamboreense e, até mesmo, para os turistas que frequentam nossa cidade?
Para a população de bem, que é a grande maioria, a Polícia Civil está sempre disposta a servir e proteger.

Tomem cuidado com golpes, ou ofertas de bens e serviços em circunstâncias estranhas. Desconfiem.

Relação sexual com menor de 14 anos é crime de estupro de vulnerável.
Posse/porte de arma de fogo, ainda que de fabricação caseira, é crime. Quem possui tais objetos deverá procurar a Polícia Federal para entrega.
Para os criminosos o recado é que o lugar deles é na cadeia e assim será.

 

Perguntas formuladas pelo site www.trnoticias.com.br

9 - Tinha uma época que a comida para os presos vinha de Goioerê ou Umuarama. Não me lembro. Agora é de onde? Na época a comida chegou a estragar antes de ser consumida. Como está sendo a distribuição de alimentação aos detentos atualmente?
A alimentação dos presos é fornecida por uma empresa de Cruzeiro do Oeste. Antes percorria este longo caminho até a entrega e gerava queixas por parte dos detentos. Atualmente foi terceirizada a uma empresa local, tendo boa aceitação entre os presos.

13 - Números de presos na delegacia da cidade e qual a capacidade da mesma?
Capacidade física para 16 e população atual de 21 presos.

 

Perguntas formuladas pelo site www.cidadedestaque.com.br

10 - Números de prisões efetuadas em 2015.
49 prisões em flagrante.

11 - Número de apreensões de veículos?
Cinco.

12 - Número de mandados de prisão em aberto e cumpridos pela justiça da comarca?
51 mandados de prisão cumpridos.  Em aberto não foi possível localizar tal informação em nossos bancos de dados.

14 - Qual o numero do efetivo  e as funções de cada um em trabalhos prestados a comunidade?
Um Delegado, um Escrivão e quatro Investigadores. O Delegado preside os flagrantes e demais procedimentos, representa ao Poder Judiciário por prisões e outras providências, faz gestão de recursos materiais e humanos, supervisiona e avalia a atuação dos subordinados, reúne-se com outras autoridades. O Escrivão secretaria os flagrantes e outros procedimentos, procedendo oitivas e juntadas de documentos nos autos, remessas para o perícias e para o Fórum. O investigador colhe provas para instruir os procedimentos, faz intimações, escoltas, confecciona boletins de ocorrência, faz perícias leigas. Todos acumulam atribuições no SECAT - Setor de Carceragem Temporária. Dentre outras funções.

15 - Números de homicídios registrados em 2015 na comarca?
Três.

16 - Como foi a experiência em atuar  como delegado de Mamborê e adjunto a 16º de CM?
A experiência vem sendo excelente, com boa receptividade da população, bom relacionamento com as outras instituições e amparado por ótimas equipes. Muita dedicação e perseverança no combate ao crime, com consequentes resultados positivos.

  Perguntas formuladas pela Rádio União FM

17 - Soubemos que o senhor atende Mamborê na sexta-feira. Um dia é suficiente para este atendimento na sua opinião?

Atuo diretamente em oito cidades, em regime de sobreaviso ininterrupto, além de outras 10 cidades eventualmente, todas na região de Campo Mourão. Naturalmente centralizo a atuação na sede. Sexta-feira é um dia utilizado para reuniões em Mamborê, dentre outras tarefas, pois toda a equipe está presente. Isso sem prejuízo de diversos comparecimentos em dias e horários indeterminados e constante supervisão de todo o trabalho realizado.

18 - Como fica a questão dos investigadores nas investigações uma vez que não temos carcereiros?
Mamborê não foi contemplado com convênio com o DEPEN para possuir agente de cadeia. Ainda assim venho tentando tal aquisição desde que assumi a Delegacia. Conto com investigadores dedicados e que conciliam todas as atividades que a realidade impõe. Isso não impede a perseverança para que futuramente os presos permaneçam nas Delegacias apenas durante a lavratura dos flagrantes ou mesmo nas prisões temporárias, estas últimas de cunho investigativo, sendo então os presos provisórios encaminhados a centros de detenção provisória e os condenados a penitenciárias.

19 - Mesmo com os resultados apresentados o senhor não acha que seria muito melhor caso houvesse carcereiros e um maior número de delegados, uma vez que nem comarcas estão tendo delegados?
Recentemente o Governo do Estado anunciou a contratação, dentre outras centenas de policiais, de mais 64 Delegados, inclusive para contemplar as comarcas. Ressalte-se que não há comarca sem Delegado, mas sim eventualmente um Delegado cumulando mais de uma comarca. Sem dúvida o reforço de pessoal é sempre bem vindo na segurança pública. Acerca de presos em delegacias melhor seria sua remoção para estabelecimentos penais, ainda que paulatinamente.

 

Perguntas formuladas pelo Jornal Informativo

18- Qual a linha de atuação de Vossa Excelência na comarca de Mamborê e Boa Esperança?
Dedicação incansável no trabalho. Todo o rigor legal contra o crime. Servir e proteger a população.

19 - A Constituição da República Federativa traz no Art. 144 que a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, O direito à segurança é prerrogativa constitucional indisponível, garantido mediante a implementação de políticas públicas, impondo ao Estado a obrigação de criar condições objetivas que possibilitem o efetivo acesso a tal serviço. No seu ponto de vista como isso está sendo efetivado na comarca de Mamborê?
Tais comandos estão bem efetivados em Mamborê. Os resultados são positivos. Os recursos materiais e humanos na segurança pública atendem à demanda local e são compatíveis com a realidade do Estado. Estado este que foi recentemente colocado no topo do ranking nacional pela revista Veja, no quesito segurança pública.

20 - Em Mamborê temos o Fundo Municipal de Segurança Pública, Conselho Municipal de Segurança Pública, com Representação Paritária de caráter deliberativo e normativo. Isso tem contribuído de forma eficaz na segurança pública?
Não tenho dados sobre tal contribuição.

21 - Os indicadores do MP e SESP em 2014 mostra que a segurança pública de Mamborê ficou com índices maiores que a média do estado, homicídio doloso, roubo, corrupção de menores, violência doméstica, estupro, lesão corporal, uso e tráfico de drogas, porte e posse de armas de fogo, furtos e embriagues no volante. Estes indicadores diminuíram ou aumentaram em 2015? Quais ações serão feitas para reduzir estas medias em 2016?
De um modo geral tivemos redução de registro de inquéritos policias comparando 2015 com 2014, em aproximadamente 15%, em Mamborê. Uma das melhorias previstas é o aperfeiçoamento dos policiais civis, com cursos de capacitação programados para este ano, dentre outras.

22 - A criminalidade é um fator universal, e em nosso município não é diferente, principalmente na comunidade do Guarani. Quais medidas serão tomadas para reduzir este fator naquela comunidade?
Importante destacar que a Constituição Federal diferencia que cabe à Polícia Civil a Polícia Judiciária e apuração de infrações penais, ao passo que compete à Polícia Militar a polícia ostensiva e preservação da ordem pública. As ocorrências apresentadas na Delegacia são e serão sempre apreciadas, ensejando as medidas legais pertinentes a cada situação.