Notícias Mamborê
   
17/03/16 Quinta-feira
Penacho
Casa de ex-fotógrafo é doada para carentes
A família de Cacemiro Novicki, falecido no final de 2015, doou a casa de sua propriedade, localizada na Av. Manoel Francisco da Silva, 387, em frente à Caixa Econômica Federal. Cacemiro, popularmente conhecido como Penacho, atuou como fotógrafo durante muitos anos, em Mamborê. A casa começou a ser desmanchada na manhã de hoje (17) pelo funcionários da prefeitura. A madeira será levada ao Guarani onde, possivelmente 3 casas serão construídas, para famílias carentes.

História

A casa, certamente a mais antiga de Mamborê, foi construída em 1958, por Renato Silva (Pernambuco), para sua residência. Passado algum tempo ele vendeu a mesma para seu irmão Reinaldo Silva, que vendeu para outro irmão, Orlando Silva, o qual vendeu para Guilherme Alves. Daí, a casa veio para Cacemiro Novicki em uma negociação. Além destas informações históricas, repassadas por Armênio da Costa, ele também disse que a casa, por muito pouco, não virou cinzas no ano de 1962. Todos os terrenos do lado de baixo da casa de Cacemiro até a esquina do HSBC, pertenciam a Ernesto Carlos Look, ex-prefeito de Mamborê. Na esquina onde está o banco HSBC, era a casa do médico Dr. Antonio

  Germano Wunsche. Mais ou menos no lugar onde está instalada a empresa Will Semi Joias, era um escritório de contabilidade; acima, o cinema, pertencente a Ernesto C. Look, mas sob a responsabilidade de Armênio. Acima, a residência de Airton, proprietário do referido escritório de contabilidade. Numa noite do ano de 1962, após uma sessão de cinema, houve um incêndio que destruiu o escritório, o cinema e a casa do Airton. Os moradores conseguiram evitar que o fogo atingisse a casa que ainda permaneceria ali por mais 54 anos.

Um fato curioso aconteceu na década de sessenta. Um dos moradores teve sérios problemas devido à casa ter parede dupla. Ratos acabavam morrendo entre as paredes, causando um cheiro não muito agradável! O referido morador conseguiu tapar todas as entradas dos pequenos animais, com telas, e a vida prosseguiu.

Portanto, desde a sua construção, em 1958, quando Mamborê ainda era o distrito de Mamburê, pertencente a Campo Mourão, até hoje, se foram 58 anos.

 
 

Foto feita em janeiro de 2016