05/05/16 Quinta-feira
Mamborê
Ministério Público orienta interdição do matadouro municipal
A abatedouro municipal, localizado próximo ao parque industrial, foi interditado nesta tarde de quinta-feira (5). A orientação foi do Ministério Público da Comarca de Mamborê para que o funcionamento seja interrompido imediatamente. Portanto, nenhum animal será abatido nesta sexta-feira (6).

Os mercados e casas de carnes recebem carnes também de frigoríficos, mas a de animais abatidos no matadouro local. "Eu não peguei carne do frigorífico e mandei dois bois lá (no matadouro) hoje", declarou um empresário, lamentando o ocorrido e lembrando que a procura por carne será grande, por ser final de semana com a comemoração do Dia das Mães.

Bovinos, porcos e carneiros eram abatidos no matadouro municipal. Em algumas sextas-feiras, chegava-se a abater 11 vacas, segundo um dos responsáveis pelo trabalho no local.

 

  O matadouro municipal foi assunto na Câmara Municipal de Mamborê, recentemente. Na sessão do dia 21 de março, vários vereadores manifestaram preocupação caso o abatedouro viesse a ser interditado. Confira o texto na íntegra publicado no TR Notícias, sobre o assunto, naquela reunião do Legislativo:

O vereador Jairo Arruda disse que o matadouro foi aberto em 1995, defendendo um requerimento seu no qual ele questiona quando o abatedouro de animais será reformado e adequado às normas dos órgãos fiscalizadores. Outros vereadores também manifestaram a preocupação caso o matadouro venha a ser fechado. O vereador Silvio Silveira disse que o abatedouro não está em local correto e este é um problema que já se arrasta há várias gestões. Sua sugestão é que o abatedouro seja transferido para um novo local, quando possível, ao invés de ser reformado.


Imagem extraída do site TR Notícias