11/05/16 Quarta-feira
Hora H
Comitê de Combate à Dengue define ações
A campanha "Hora H Comcam - Todos contra o mosquito Aedes Aegypti" é um dos trabalhos que o Comitê Municipal de Combate à Dengue enfatizou na reunião realizada no início da tarde de ontem (10), no Centro de Saúde de Mamborê. Os cuidados com os focos proliferadores do mosquito devem ser constantes, mas a campanha visa lembrar, de maneira especial, alguns dias e horários para a execução de algumas ações conjuntas, ou seja, de toda a comunidade.

O referido comitê já existe há algum tempo, mas foi reativado recentemente, incluindo novos integrantes, que são representantes de entidades do município.

Números

No ano de 2015, a Secretaria de Saúde de Mamborê registou 324 notificações e 132 casos positivos de dengue. Neste ano, de janeiro até a primeira semana de maio, foram 367 notificações e 288 casos confirmados, no município.

Hora H Comcam

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão Paraná - 11ª RS-PR e o Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde - Cresems, em parceria com a Comcam, lançam a campanha "Hora H Comcam - Todos contra o mosquito Aedes Aegypti". Trata-se de uma mobilização dos 25 municípios da Comcam, para uma ação cidadã de combate ao mosquito. Nos dias 14 de maio e 11 de junho, das 10h às 11h, a população da área da Comcam está convocada a inspecionar e remover os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, nos ambientes residencial, comercial, industrial e público.

Ações locais

Em Mamborê, haverá uma ampla divulgação na véspera dos dias e horários da Hora H, através dos meios de comunicação locais e anúncios de rua. O Comitê de Combate à Dengue e Secretaria de Saúde definiram, na reunião de ontem (10), uma atividade em especial, na Hora H do dia 14 de maio: eles se reunirão em frente ao Centro de Saúde e se dirigirão aos novos conjuntos habitacionais, para verificação dos arredores das construções de casas, em andamento.

"Mesmo com a chegada da estação fria, a preocupação com a dengue deve continuar", disse a coordenadora do Setor de Endemias do Município, Sidneia Verônica Zancanaro, lembrando que "no dia 14 de maio, das 10h às 11h todos devemos parar o que estamos fazendo e praticarmos alguma ação no sentido de elimiar focos do mosquito".

 


Reunião do Comitê de Combate à Dengue