11/05/16 Quarta-feira
Matadouro
Prefeito tentará renovar licença para reabertura
Em reunião na manhã desta quarta-feira (11), o prefeito Nei Calori se reuniu com alguns proprietários de mercados, casa de carnes e pecuaristas locais. Na pauta, a interdição do matadouro municipal. Calori, acompanhado da assessoria Jurídica e Meio Ambiente, repassou aos presentes as irregularidades constatadas que levou a interdição do matadouro pelo Ministério Público, na semana passada.

O prefeito anunciou que se reunirá com o chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná - IAP, em Campo Mourão, para discutir a renovação de uma licença ambiental. Havendo esta possibilidade, município realizará uma licitação para definir quem irá administrar o local, dentro das normas e padrões exigidos por lei.

O vereador Silvio Silveira também participou da reunião.

Abatedouro

O matadouro foi instalado em 1995, durante a gestão do prefeito Armando Alves de Souza. Na época, as leis ambientais não eram tão exigentes, permitindo a instalação em região de manancial. Atualmente, dos 25 municípios da Comcam, apenas Mamborê possuía um matadouro em funcionamento.

No ano de 2012 houve uma licença provisória do IAP, a qual venceu um ano depois, em agosto de 2013. Houve novos pedidos, mas o órgão não os deferiu, fazendo com que o matadouro funcionasse sem autorização, desde então.

Na quinta-feira (5), houve a interdição do matadouro municipal (matéria) e, no dia seguinte, o Ministério Público emitiu uma nota à imprensa sobre o assunto (matéria).

 


Dra. Claudimara Calore, prefeito Nei Calori e Ana Maria Fernandes