01/06/16 Quarta-feira
Mamborê
Conselho de Saúde realiza reunião mensal ordinária
O Conselho Municipal de Saúde de Mamborê se reuniu, ordinariamente, na tarde de ontem (31), no Centro de Saúde. A reunião foi conduzida pela presidente do conselho, Sara Beltrame Perez. A secretária de Saúde Paula Rotta também esteve presente.

Conselheiros presentes: Andreia de O. Vicente Pazinatto, Alexandre Gustavo Scheneider, Edgar Sehaber, Maria Aparecida Dias, Cleuza de Oliveira Souza, Lucivani Soares Zanella, Edmar Batista Rocha, Maria de Fátima Azevedo, Inês Bossak Radeski, Adilson Pereira de Carvalho, Oclesio Scapini, Veronica Chelni Verez Ferreira, Sueli Terezinha R. Tiburcio, Dirce Aparecida Gaio, Susane Guinzani Barth e José Carlos Batista.

Em pauta, a apreciação e votação das contas do mês de abril/2016. No entanto, esta não ocorreu, devido a ausência de um relatório o qual deverá ser entregue até o dia 3 de junho para aprecição e votação na próxima reunião ordinária.

O valor gasto com a terceirização dos exames laboratoriais tem aumentado. A secretária de Saúde Paula Denise Rotta disse que se reuniu com os médicos para tentar solucionar o problema com a repetição de exames. Relatou ainda que há uma grande demanda de pacientes que realizam os exames e não buscam o resultado. Estavam presentes os proprietários dos dois laboratórios que prestam serviços à Saúde do Município: Edelfonso Becker e Dirce Aparecida Gaio.

Cada conselheiro recebeu uma cópia da Audiência Pública realizada em 30 de maio.

Será criada uma página no Facebook para que haja uma melhor divulgação das ações do Conselho Municipal de Saúde.

Foi apresentado o ofício no qual Hildebrando Ribeiro solicitou desligamento do Conselho de Saúde, alegando motivos pessoais. José de Carlos Batista foi apresentado como conselheiro representando a Pastoral da Criança.

A presidente leu um ofício recebido do Conselho Estadual de Saúde, solicitando que os conselheiros municipais acompanhem o Plano de Gerenciamento de Resíduos. Sobre o assunto, foi convocada a Comissão de Vigilância Sanitária Epidemiológica e Meio Ambiente do Município para uma reunião no dia 14 de junho, às 13h30, no Centro de Saúde.

A secretária de Saúde informou que não haverá pediadra no Centro de Saúde durante o mês de junho e que ela tentará vincular um médico apenas para o atendimento das crianças, nesse período.

Até a homologação do Emprego Público apenas 4 agentes de endemias atuarão. Em consenso com o conselho, e por ser em período curto de tempo, resolveu-se então que as agentes comunitárias de Saúde auxiliarão a equipe de endemias até que se possa ocorrer a contratação.

A odontóloga Suzane Guinzani Barth falou sobre um credenciamento de próteses. Até então o município adquiria as próteses somente em acrílico e a odontóloga sugere que sejam adquiridos também próteses metálicas, pois proporcionam mais conforto aos pacientes.

As reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Saúde ocorrem sempre na última terça-feira de cada mês, às 13h30, no Centro de Saúde.