11/06/16 Sábado
Campo Mourão
Mamboreenses participam de oficina regional do Projeto Estratégico Semear
O Ministério Público do Estado do Paraná, por meio da Coordenação do Comitê do MPPR de Enfrentamento às Drogas, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF e da 2ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão, em parceria com a Prefeitura do Município e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA/PR, promoveram, ontem (10), a 3ª Oficina Regional do Projeto Estratégico Semear – "Rede de Serviços e Políticas de Enfrentamento ao Álcool, Crack e Outras Drogas", em Campo Mourão.

O evento foi no Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Campo Mourão. Após a abertura do evento e a implementação, pela Prefeitura Municipal de Campo Mourão, do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas no Município, aconteceram as palestras “Neurobiologia da Dependência Química”, pela médica Darley de Oliveira Machado, e “Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial: configuração, equipamentos e organização popular para o controle social”, pelo Professor Dr. Luis Felipe Ferro, e “A Rede de Atenção Psicossocial no Estado do Paraná”, pelo Superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA/PR, Juliano Schmidt Gevard.

No final da tarde ocorrereu reunião de trabalho do Projeto Semear com os Promotores de Justiça integrantes do Grupo de Estudos Arthur Rodrigues Tramujas Neto, de Campo Mourão, no intuito de nortear as ações do Ministério Público em âmbito regional, com a apresentação, pela Coordenação do Projeto Estratégico Semear, do passo-a-passo para a implementação das metas estratégicas contidas no Manual de Orientação Funcional do Projeto Semear para o Enfrentamento ao Álcool, Crack e Outras, especialmente no que tange à necessária implantação das “Redes de Serviços para o Enfrentamento às Drogas”.

O evento busca, em complementação ao trabalho em desenvolvimento, integrar e articular as ações entre os membros do Ministério Público e também com entidades governamentais e não governamentais, tendo como alvo incorporar o assunto no cerne das políticas públicas nas esferas Municipal e Estadual e no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 
Mamboreenses com o Dr. Luciano Matheus Rahal, coordenador do evento

 

Participação de Mamborê

A coordenadora do CAPS, Adriene Sueli de Brito participou do evento, bem como Daniele Agulhão, psicóloga; Lucivani Soares Zanélla, psicóloga e os conselheiros tutelares: Claudinei da Silva Oliveira, Elaine Barbosa dos Santos e Marilda F. Braido.

Com informações do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional