14/10/16 Sexta-feira (Atualizado em 15/10/16)
Mamborê  
Colégio João XXIII é ocupado pelos alunos
Quarenta e quatro alunos do Colégio Estadual João XXIII de Mamborê ocuparam o referido estabelecimento de ensino às 19h40 de sexta-feira (14). De acordo com os alunos, 81 estudantes dos 3 períodos aderiram ao movimento e estarão presentes do colégio em horários diversos. Os alunos informaram que permanecerão por tempo indeterminado e por tempo integral, incluindo noites e o final de semana. Os alunos também afirmaram que terão momentos de estudo, porém sem professores, mantendo o colégio limpo e em perfeita ordem.

Na tarde de sexta-feira (14), o número de colégios ocupados no estado do Paraná já ultrapassava 360, de acordo com o Movimento Ocupa Paraná. Na manhã de sábado (15), o número ultrapassava 440 colégios, segundo o portal de notícias G1. Os estudantes protestam, entre outras coisas, contra a medida provisória 746, sobre mudanças no Ensino Médio em todo o país. As ocupações começaram há 11 dias e já atingiram algumas universidades.

A diretora do colégio, Gilsamara T. Krauze, informou que todos os trâmites foram seguidos, como lavratura de ata, constando nomes dos líderes do movimento e o motivo da ocupação.

"Gostaria de deixar bem claro que não há professores nos infuenciando a praticar este movimento. A ocupação depende única e exclusivamente dos alunos", disse Emili Gabrieli dos Santos Saviniecz que, juntamente com Geiza Brayner de Carvalho e Gabriel Edgar Miranda, lideram o movimento.

 
Alunos, trajando roupas escuras, no colégio

Apoio de alguns pais, assinando a ata
para a formalização do movimento