20/10/16 Quinta-feira
Aedes aegypti  
LIRAa considera Mamborê com "risco para epidemia"
O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti - LIRAa, realizado em Mamborê, de 17 a 20 de outubro, indicou o índice de 2,8%. Como o satisfatório é abaixo de 1%, então o percentual classifica o município como com "risco para epidemia" de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.


De acordo com Sidneia Verônica Zancanaro Oliveira, coordenadora do Setor de Endemias do Município, houve dois casos notificados nesta semana. Portanto, deve haver sempre a preocupação dos moradores com a limpeza dos quintais, para evitar acúmulo de água que facilita a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya.

  "Combater o mosquito transmissor da dengue não é um dever e responsabilidade somente do município, devendo a população colaborar, ter consciência que todo depósito de água parada é um possível criadouro, não havendo alternativa senão  combater os focos de acúmulo de água", disse Sidneia Zancanaro. "É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, com descarte e separação dos lixos corretamente, entre outros", finalizou a coordenadora.