18/11/16 Sexta-feira
Rotary  
Governador distrital visita o clube de Mamborê
Renato Iurk, governador do distrito 4630, realizou a visita oficial, anual, ao Rotary Club – RC de Mamborê. O governador e sua esposa Laura chegaram ao marco rotário, que fica na BR 369, trevo de acesso a Mamborê, às 14h de quarta-feira (16). A recepção foi feita pelo presidente do RC de Mamborê, João de Castro com sua esposa, com vários membros do clube local. Houve visita a associações e locais onde o Rotary Club de Mamborê desenvolve ou desenvolveu algum trabalho de parceria, nos últimos meses e anos. Às 17h, aconteceu a assembleia, na Casa da Amizade. À noite, a reunião festiva, conduzida pelo presidente João de Castro, com presença do governador. O vice-prefeito Paulo Rotta também participou da mesa diretiva. Durante a reunião houve a posse de Anderson Batista Garcia como membro do RC de Mamborê.

O primeiro compromisso do governador foi conceder uma entrevista à Rádio União FM, juntamente com João de Castro. Em seguida, o governador, presidente e alguns sócios do clube local visitaram a Associação de Moradores dos Jardins América, João Seratiuk e Beira Rio – AMJJB, onde o Rotary tem desenvolvido algumas parcerias. Uma delas foi estabelecida para a construção da cozinha, na sede da associação.

A equipe se deslocou ao Ginásio de Esportes Alceu Roque Devitte onde estava acontecendo uma aula de capoeira com o instrutor Arieti (Jelson Veloso Felisbino), da Associação Açu Abaré. A parceria do clube com a capoeira é no sentido de oferecer abadás e instrumentos para os praticantes do esporte. Esta parceria tem fim social, uma vez que as aulas são gratuitas e destinadas, de maneira especial, a crianças e adolescentes carentes.

Na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mamborê – RFCCM, o governador, rotarianos e algumas esposas foram recebidos por Sandra da Silva Nascimento Agostinho, que assumirá a presidência da Rede no dia 18 de novembro. Sandra fez um breve resumo dos trabalhos da RFCCM. Na Casa das Fraldas Tia Nice, que funciona no mesmo prédio da RFCCM, a diretora Isabel M. Oliveira, disse que apenas no mês de setembro foram produzidas 1.770 fraldas geriátricas. A máquina de fabricar as fraldas foi doada pelo RC de Mamborê, em 2013.

Veronica Chelni Veres, coordenadora da Pastoral da Criança, recepcionou o governador e equipe, falando das centenas de crianças

  atendidas pela pastoral, das casas já construídas e cestas de alimentos, graças a parcerias diversas e apoio da comunidade. Veronica falou da importância da fábrica de bolachas para a pastoral e lembrou que o Rotary doou uma máquina de fabricar a massa, em 2015. Perguntada pelo governador Renato Iurk sobre como a coordenadora da Pastoral da Criança definiria Rotary, Veronica Veres disse: “São mãos amigas”.

Reunião festiva

Delcides Batista de Castro, um dos 16 governadores assistentes, e responsável pelo grupo ao qual o RC de Mamborê pertence, esteve na reunião festiva, bem como um companheiro do Rotary Lago Azul de Campo Mourão. Paulo Cesa conduziu o momento da oração ecumênica e foi apresentado o presidente 2017-2018 do RC de Mamborê, Antônio Cezar Lopes de Medeiros. Na sequência, Anderson Batista Garcia foi convidado para se dirigir à frente da mesa diretiva, com seu padrinho, Jurandir Ferreira e esposa Lara, para ser empossado sócio.

“Estes profissionais que aqui estão fazem o bem à comunidade”, disse o governador durante a sua mensagem. “Em 1917, um presidente de Rotary International criou um fundo para fazer o bem à humanidade. Mais tarde este passou a ser a Fundação Rotária”, prosseguiu Renato Iurk, afirmando que “o prêmio maior da Fundação Rotária foi a eliminação da pólio”, que já está quase totalmente extinta no mundo.

O presidente João de Castro agradeceu ao governador, esposa e a todos que compareceram no evento, encerrando a reunião festiva.

O novo membro do RC, Donato Garcia, forma dupla com o mourãoense Michel. Aproveitando a presença de ambos, houve a apresentação de algumas músicas. Os dois já formavam dupla, mas há 3 anos haviam desfeito a mesma. Agora, Donato & Michel prosseguem cantando juntos.

Álbum com 85 fotos


Vídeo com alguns momentos da visita

Recepção junto ao marco rotário
 
Entrevista na Rádio União FM

Visita à AMJJB
 
Membros da AMJJB apresentando projetos da associação
Visita ao grupo de capoeira  
Rede Feminina de Combate ao Câncer

Pastoral da Criança
 
Sala da fábrica de bolacha

 
Assembleia


Reunião festiva

 
Governador auxiliar Delcides Batista de Castro

Mesa diretiva
 
Posse de novo membro

Companheiro Anderson com o padrinho Jurandir Ferreira e o governador
 
Troca de presentes

Governador 2016-2017 Renato Iurk
 
Rotary Club de Mamborê

Donato & Michel
 
Jantar de confraternização