13/12/16 Terça-feira
Campo Mourão  
Vereadores eleitos de Mamborê participam de curso na Acamdoze
O curso preparatório para vereadores eleitos realizado na tarde de quinta-feira (8) pela Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze - Acamdoze reuniu parlamentares de vários municípios da Comcam. Foram abordados temas como a história e papel da Acamdoze; a função da Câmara e do Vereador; diplomação e posse dos parlamentares; sessões legislativas; pequeno e grande expediente; entre outros. De Mamborê, participaram os vereadores eleitos para a Legislatura 2017-2020: José Aparecido Januário e José Korchak.

O novo presidente eleito da entidade, Sidnei Marchi (PSD), de Corumbataí do Sul, participou do encontro. Na abertura do evento, Marchi reforçou o compromisso de uma gestão participativa e ressaltou a importância da participação do vereador na entidade. “Precisamos abraçar a Acamdoze e participar como nunca dos eventos da Associação”, falou ele, acrescentando que buscará visitar todas as Câmaras de Vereadores associadas e fazer a filiação de novos Legislativos.

Tanto vereadores eleitos como reeleitos participaram da capacitação. O curso foi ministrado pela secretária executiva da Acamdoze, Aline Angeli e o assessor jurídico, Jonas Rodrigues. "Eu entendo que o vereador tem que adquirir o máximo de conhecimento possível porque as matérias que vão ser apresentadas na Câmara precisam ser fundamentadas para que realmente atendam o interesse da população", disse Januário, vereador de Mamborê.

  O vereador comentou que a função da Acamdoze é fundamental neste sentido. Ele observou ainda que a entidade precisa

aproximar mais os vereadores. “O próprio momento politico nacional proporciona isso. A população está desacreditada da política, então temos que aproximar o máximo de Câmaras e vereadores para que possamos mudar este pensamento que a sociedade tem a respeito dos políticos”, afirmou.

Outros temas e Cartilha

Os vereadores tiveram também explicações e orientações sobre as formações de comissões; indicações; criação de projetos de lei; emendas; entre outros. O curso abordou ainda assuntos relacionados ao Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); extinção do mandato de Vereador; penas disciplinares; denúncia contra o prefeito; entre outros assuntos inerentes ao parlamentar, Câmaras Municipais e seu expediente.

Os parlamentares receberam ainda uma cartilha produzida pela Acamdoze, que traz de forma resumida e simplificada várias informações, como por exemplo, o que é um requerimento, uma indicação, uma emenda, o que significa quórum parlamentar, o que é um plenário, e principalmente o que são as sessões.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Acamdoze