Anúncios Google
14/02/17 Terça-feira
RB Formaturas  
Empresa mamboreense é responsável pela formatura de 4 mil pessoas ao ano
Iniciando suas atividades em maio de 2004, em uma sala pequena na Av. Interventor Manoel Ribas, a RB Formaturas acabou de transferir sua sede para um prédio próprio, de quase 800m², na Rua Ivaí (foto acima). A empresa, de propriedade dos irmãos Romildo, Reinaldo e Rondinelle Batista, atende uma média de 4 mil formandos, por ano, atuando, de maneira especial, em Cascavel, Medianeira, Foz do Iguaçu e cidades do oeste e sudoeste do estado. Há algumas formaturas também realizadas em Santa Catarina, na região de Chapecó. Trinta e três empregos diretos são gerados pela RB Formaturas, sendo 20 deles, em Mamborê.

Após os primeiros passos da RB, a primeira mudança ocorreu em 23 de outubro de 2006, quando a empresa passou a ocupar uma sala alugada na Av. Manoel Francisco da Silva, onde permaneceu durante dez anos. Essa primeira mudança de endereço trouxe uma novidade, para a época: a partir de então, fotos digitais passariam a ser impressas (reveladas), conforme nota no TR Notícias no dia 19/10/2006. Era o começo do fim dos filmes.

“Por mais de uma vez surgiu a dúvida: construir em Mamborê ou em alguma cidade do oeste do estado?”, disse Reinaldo Batista. Mesmo a RB focando 100% do seu trabalho nas formaturas de faculdades e universidades, portanto, a clientela não está em Mamborê, os irmãos optaram por construir a sede no município. “Aqui se concentra toda a parte de produção, edição e montagem dos produtos, que são os álbuns, bem como a gestão administrativa e financeira dos eventos”, prosseguiu Reinaldo. Além dos 20 postos de trabalho na sede, há um escritório em Cascavel, sob responsabilidade de Rondinelle Batista, com 5 funcionários. Em Foz do Iguaçu e Santa Catarina há apenas representantes comerciais. A venda dos álbuns é feita por autônomos. Nos eventos, alguns fotógrafos, cerimonialistas e outros são contratados no sistema de freelance.

“Atuamos com dois serviços: fotos e filmagem, dos quais surgem os produtos: álbum de fotos e DVD, partindo também para outras mídias, com o fornecimento através de arquivos em pen drive ou CDs”, prosseguiu Reinaldo, informando que uma segunda linha está em execução na empresa, há dois anos, que é a organização de eventos.  Para isto, parcerias são estabelecidas com fornecedores, como clube (local do evento), segurança, banda, decoração, buffet, etc. A comissão de formatura contrata a RB e esta se responsabiliza pelo evento, inclusive capturando os recursos, ou seja, recebendo mensalmente dos alunos, caso a comissão de formatura deseje que a empresa preste este serviço também.

  Antes da assinatura do contrato, a RB Formaturas faz questão de apresentar um dossiê com as certidões que atestam a situação da empresa, pois é necessário que a comissão de formatura confie na empresa contratada.

Temporada

O período das formaturas é entre novembro e abril do ano seguinte. Fora dos meses da alta temporada, há algumas formaturas no início do segundo semestre e os trabalhos de pré-eventos, que já fazem parte das formaturas da próxima temporada. O acúmulo de trabalho se dá no último final de semana antes do Natal e no último final de semana de janeiro. Nessas datas, é comum vários eventos acontecerem simultaneamente. Em uma data, em dezembro do ano passado, a RB Formaturas chegou a realizar dez formaturas numa única noite.

São cerca de 4 mil formandos, em um número aproximado de 170 turmas, que contratam os serviços da RB Formaturas, anualmente. Para se ter uma ideia do número de eventos/trabalhos realizados ao longo do ano, basta multiplicar o número de turmas por 3 ou mais, pois, além da cerimônia de colação de grau, há o baile, o(s) pré-evento(s) e, às vezes, missa e/ou culto.

Futuro

Questionado sobre o futuro da empresa, Reinaldo disse que o grande desafio é se manter no mercado, o qual é bastante exigente e sofre transformações contínuas. O empresário demonstra preocupação em se atualizar sempre e se adaptar às exigências dos clientes.

Endereço

A nova sede da RB Formaturas é na Rua Ivaí, 871, em Mamborê, PR. Telefone: (44) 3568-2123. Este é o endereço da empresa, na internet: www.rbformaturas.com.br


Equipe da RB Formaturas
 
Sócios-proprietários: Rondinelle,
Romildo e Reinaldo Batista