Anúncios Google
19/01/17 Quinta-feira
Saúde  
LIRAa indica médio risco para epidemia de dengue
A Secretaria Municipal de Saúde de Mamborê, através do Setor de Endemias, divulgou o resultado do Levantamento Rápido do Índice para Aedes aegypti – LIRAa, realizado de 16 a 18 de janeiro. O primeiro LIRAa do ano indicou um índice de infestação predial de 2,1%, o qual é considerado médio risco para epidemia. O Ministério da Saúde considera satisfatório o índice abaixo de 1%.

“Considerando que em nosso município passamos por epidemia em 2012/2013 e 2015/2016, com  a circulação viral da Dengue tipo 1, 3 e com  Dengue tipo 1, 2, 3 e 4, Chikungunya e Zika Vírus, em vários municípios da  11ª Regional de Saúde de Campo Mourão,  sendo preocupante a  possibilidade de haver nova epidemia com casos de dengue hemorrágica, casos de zika e chikungunya, considerando ainda as implicações das doenças, podendo levar o paciente a óbito, ou desenvolver sintomas crônicos”. O alerta é do secretário municipal de Saúde Juliano Sehaber Perez e da coordenadora do Setor de Endemias, Sidneia Veronica Zancanaro de Oliveira.

  A prefeitura informou que está executando ações, com prioridade no trabalho que visa eliminar e combater os focos e criadouros do mosquito, tais como limpeza urbana, roçadas, coleta regular do lixo, limpezas de galerias e bueiros, entre outros. O Poder Público está intensificando as ações do Setor de Endemias, no trabalho de campo, pelos agentes, com visitas de fiscalização, orientação, eliminação de focos, tratamento com larvicidas (onde não houver outra alternativa),  atendimento a denúncias e reclamações. Também poderá haver penalizações conforme a Lei n° 22/2013 e demais, referentes ao combate do Aedes aegypti (ver valores das multas abaixo). 

A contribuição dos moradores é fundamental para evitar a proliferação do mosquito transmissor, através da limpeza nos quintais.