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10/03/17 Sexta-feira
Eleição  
Abertas as inscrições para a CIPA da Prefeitura
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA da Prefeitura Municipal de Mamborê terá eleição para escolha dos seus representantes para a gestão 2017-2018. A data da eleição ainda não foi divulgada. Somente os servidores efetivos poderão concorrer. São eleitos 4 representantes dos servidores municipais e, os outros 4, são indicados pelo prefeito municipal.

Atualmente, o presidente é Vilson de Paula Lemes e sua gestão vencerá no dia 28 de abril de 2017. O vice é Claudinei Alexandre Monteiro, em eleição realizada em março de 2016. Lemes é o indicado

 

  pela Prefeitura e, Monteiro, foi eleito pelos servidores.

As inscrições para concorrer ao cargo de membro da CIPA estão abertas até o dia 23 de março e podem ser feitas nos locais abaixo.


Locais e pessoas para fazer a inscrição e concorrer

 

O que é a CIPA

CIPA é uma comissão formada por empregados da empresa para trabalhar em busca de saúde e segurança do trabalho. A norma que regulamenta a CIPA nas empresas é a NR 5.

O membro da CIPA é um funcionário que divide o seu tempo de trabalho entre exercer a função para o qual foi contratado e exercer o trabalho voluntário de prevenção. Para conseguir realizar esse nobre trabalho a CIPA usa várias ferramentas, veremos sobre elas no decorrer desse artigo.

Surgimento no mundo

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA surgiu a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, segunda metade do século XVIII, em decorrência da chegada das máquinas nas empresas e do aumento do número de acidentes e lesões, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para corrigir possíveis riscos de acidentes no trabalho.

Surgimento no Brasil

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes nasceu em 1944 no dia 10 de Novembro. Coube a ela dar os primeiros passos para a implantação da Segurança do Trabalho no Brasil.

Em empresas estrangeiras que prestavam serviço no Brasil já existiam CIPA como as de geração e distribuição de energia elétrica, Light and Power, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e então, adotando esse modelo nasceu a CIPA no Brasil.

Em 1953, a Portaria Nº 155, que regulamentou as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de fato.

  Para que serve a CIPA?

O objetivo das ações da CIPA é “observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos”. Portanto sua missão é preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores.
Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização entre os integrantes da empresa, ela deve ser a ponte que liga direção e empregados. E de forma criativa e participativa deve opinar na forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando à humanização do trabalho e consequente melhoria nas condições de trabalho.

Como a CIPA é formada?

É formada por representantes dos empregadores e dos empregados de forma paritária, ou seja, partes iguais, se existirem 3 eleitos, existirão 3 designados pelo empregador.

Essa formação tem que obedecer ao Quadro dimensional de acordo com o numero de funcionários e atividades desenvolvidas pela empresa.

Quanto dura o mandato da CIPA

O mandato da CIPA tem duração de um ano. Os eleitos podem se candidatar por mais uma gestão seguida.