Anúncios Google
04/07/17 Terça-feira
Mamborê  
Rota da Fé visita lugares sagrados no município

Chegada dos ônibus a Mamborê
 
Entrada na igreja matriz

A 49ª edição da Rota da Fé foi realizada no domingo (2), com participação de cerca de 340 pessoas. Seis ônibus transportaram peregrinos de Campo Mourão para Mamborê, onde, cerca de 80 peregrinos da paróquia Imaculada Conceição, se juntaram ao grupo. O início das atividades foi com uma missa, na igreja matriz, presidida pelo Pe. Valdecir Liss, pároco de Mamborê. Em seguida, a Rota da Fé passou pelas localidades de Guarani, Gavião, Lageado, capela Santa Ana (ucraniana) e capela Nossa Senhora da Glória. A Rota da Fé é uma realização da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, tendo Ruben Moyano na coordenação. Samuel Kozelinski e outros membros da equipe de coordenação também participaram desta edição, em Mamborê.

Na igreja matriz, no final da celebração, o Pe. Valdecir recebeu o cajado, que é um dos símbolos da Rota da Fé. O pároco acompanhou a peregrinação durante todo o dia.

No patrimônio Guarani, houve uma caminhada por cerca de 500 metros e a visita à capela São José. A recepção foi feita pela presidente da comunidade, Silvonete de Souza dos Reis. A secretária, Ivanete Aparecida Dias, fez a leitura do histórico da capela.

Na capela Sagrado Coração de Jesus do Gavião, a recepção foi feita pelo presidente, Marcio Brunetta e esposa Lurdinha Daboit. O histórico foi lido por Rosilda Martins. Houve a entrega de um cajado ao presidente da comunidade e, outro, ao prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski, presente nesse ponto da visita. A Rota da Fé é resultado de várias parcerias. Entre elas, com as prefeituras por onde a peregrinação é realizada. Neste caso, o almoço foi oferecido pela Prefeitura Municipal de Mamborê e, preparado, pela comunidade do Gavião. Após a refeição, houve o plantio de mudas de canafístula, ipê e outras, no local.

 

Os 8 ônibus se dirigiram ao Lageado e a primeira visita foi à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, com recepção feita pela pastora Silvia Márcia Mobs Lahr. Ela fez um breve relato da história dos 5 séculos da Reforma realizada por Martinho Lutero. O dia exato no qual Lutero afixou as 95 teses na porta da capela de Wittemberg, foi 31 de outubro de 1517. Portanto, a Igreja Luterana comemorará 500 anos no final deste ano. Ainda no Lageado, houve visita ao cemitério, o qual tem uma particularidade que é o sepultamento de cristãos católicos de um lado e, de cristãos luteranos, de outro. Em seguida, os peregrinos se dirigiram à capela Nossa Senhora de Fátima, também no Lageado. A recepção foi feita pela Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística (MECE) Nair Gobbi Sturmer e, a leitura do histórico, por Dionei Dapont. O presidente da comunidade é Venildo Castelli.

De volta a Mamborê, a visita foi à capela Santa Ana, pertencente à paróquia Santíssima Trindade de Campo Mourão. A acolhida foi feita pela Ir. Regiane Romanichen, SMI, e, o histórico, lido por Olga Korchovei Agostinho. Também estiveram presentes a Ir. Ana Regina Praisner, SMI, e a Ir. Dominica Starepravo, SMI.

Houve caminhada da capela Santa Ana (ucraniana) até a capela Nossa Senhora da Glória, onde o Movimento Cenáculo de Maria e o presidente Nery Buava dos Santos, receberam os peregrinos. Aconteceu um momento mariano, com encenação feita pelo Cenáculo de Maria. O encerramento da 49ª Rota da Fé foi com um lanche no pavilhão da capela, com exposição de artesanato local, para comercialização.

Álbum com mais fotos


Vídeo com alguns momentos da 49ª Rota da Fé

Ruben Moyano, Pe. Valdecir e Samuel Kozelinski
 

A caminho do Guarani
 
Entrada na capela São José

Silvonete de Souza dos Reis
 
Ivanete Aparecida Dias

Chegada ao Gavião
 
Interior da capela subterrânea do Gavião

 
Márcio Brunetta recebe o cajado

Ricardo Radomski recebe o cajado
 
Equipe do churrasco

Equipe da cozinha
 

Plantio de mudas no Gavião
 
 
Prefeito e pároco no plantio de árvores

Pastoral da Juventude
 
Entrada na Igreja Luterana

Antonio Gancedo, Samuel, pastora Silvia Márcia e Pe. Valdecir
 
Cemitério

Capela Nossa Senhora de Fátima (Lageado)
 
Raquel Gobbi e Dionei Dapont

Homenagem ao pioneiro David Gobbi, 81 anos
 

Mudas foram plantadas ao lado da capela no Lageado
 
Chegada à capela ucraniana
 
Ir. Regiane Romanichen e Olga Korchovei
 
Caminhada ao lado do estádio municipal

Chegada à capela Nossa Senhora da Glória
 

Samuel Kozelinski e Nery Buava dos Santos
 
Apresentação do Cenáculo de Maria

Lanche no pavilhão
 
Leandro e Eliane do Recanto Raio de Sol

Marilza Czui