Anúncios Google
31/07/17 Segunda-feira
Incêndio  
Defesa Civil é acionada duas vezes em menos de 12 horas


O caminhão pipa da Prefeitura de Mamborê esteve na região do Pensamento, na tarde de domingo e, na madrugada de hoje (31), compareceu em uma propriedade rural, próxima à cidade, para controlar o fogo em um aviário.

Por volta das 18h de domingo (30), a Defesa Civil foi acionada, com a informação da existência de 3 focos de incêndio na área rural, região do Pensamento. O caminhão pipa foi deslocado e chegando no local, o incêndio na lavoura de milho já havia sido controlado por moradores. O caminhão pipa foi utilizado para controlar os dois focos de incêndio às margens da BR 369.

Por volta das 3h15 da madrugada desta segunda-feira (31), a Defesa Civil foi novamente acionada por conta de um incêndio em um aviário na zona rural do município, mas também foi controlado rapidamente evitando maiores danos. “Apenas algumas aves morreram”, informou Vilson Lemes da Defesa Civil do Município de Mamborê.

  Defesa Civil faz alerta para os riscos de queimadas

Neste inverno como tivemos fortes geadas e, somadas à falta de chuva, aumentam os riscos de incêndios em vegetações de áreas urbanas, rurais e florestais.

A Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) alertam que a contribuição da população é essencial para prevenir incêndios.

Estamos iniciando o mês de agosto que é de grande incidência de incêndios por conta das geadas e baixas temperaturas em julho e da falta de chuvas, o tempo fica mais seco e a umidade do ar cai muito. Isso torna o ambiente propício para incêndios, pois com a vegetação seca é muito fácil o processo de combustão.

Por isso, é necessário que haja um cuidado redobrado para não provocar nenhuma ignição que inicie um incêndio desses, que pode se propagar rapidamente e tomar grandes proporções e fugindo do controle.

É muito importante que a população também tome os cuidados necessários para não causar incêndios.

Outro fator importante para dar o primeiro combate é a comunicação entre os proprietários rurais, pois são os que estão próximos das propriedades e com utilização de bombas e tratores com grades dependendo a proporção e estágio do incêndio é de fundamental ajuda para a equipe de combate.

Mas lembrando sempre que deve ser observado em primeiro lugar a segurança dos combatentes seguindo as orientações das equipes oficiais de combate ao incêndio que atuam no local.