Anúncios Google
14/11/17 Terça-feira
Campo Mourão  
Escritor goioerense lança livro que inclui Mamborê em um dos contos

Antonio Sena, escritor

“Histórias que eu não havia contado” é o sexto livro lançado por Antonio Bernardino de Sena Neto, escritor de Goioerê. O livro de contos e crônicas, publicado pela Scortecci Editora, tem 216 páginas, e foi lançado na noite de ontem (13), na Biblioteca Pública Egydio Martello, de Campo Mourão. A história do primeiro conto do livro, com o título de “O sabre de ouro”, se passa na região de Mamborê. Trata-se de uma ficção, misturada com lugares e pessoas reais. Estiveram presentes na cerimônia, além do escritor Antonio Sena; representante do prefeito de Campo Mourão, Cristiano Calixto, secretário de Fiscalização do município; Maximiliano Deitos, juiz de Direito em Rondônia e filho do ex-deputado federal Darci Deitos, homenageado na obra; Marley Formentini, secretária de Cultura de Campo Mourão; Ester de Abreu Piacentini, presidente da Academia Mourãoense de Letras (AML); Fátima Saraiva, presidente da Associação Mourãoense de Escritores; capitão Júlio Cesar Vieira da Rosa, comandante do 11° Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão; Ana Paula Monteiro, professora de Língua Portuguesa que realizou a revisão ortográfica da obra; 4 vereadores de Campo Mourão e outras autoridades.

“Trata-se de contos e crônicas inspirados em acontecimentos da cidade e região, bem como histórias ficticiosas, sendo que os personagens fictícios interagem com os personagens reais da região. Toda a história tem um fundo moral e traduz aventura, suspense, humor e fé”, diz o site da Scortecci Editora, sobre a obra.

“A região de Campo Mourão é considerada um celeiro de escritores. É a região que mais lança livros no Paraná”, disse Ester Piacentini, presidente da AML. “Temos, dentro da Academia de Letras, o propósito de apoiar cada escritor que faz o seu lançamento”, prosseguiu.

 
Autoridades

Maximiliano Deitos fez a leitura da crônica “Monólogo de um Réu”, que está na página 191 da obra “Histórias que eu não havia contado”.

“Escrever, para quem gosta de escrever, é a coisa mais deliciosa do mundo e é, ao mesmo tempo, sofrida”, disse o Antonio Sena durante o seu pronunciamento, lembrando de sua infância no sertão da Bahia, quando ouvia histórias em volta de fogueiras, no mês de junho. “A escrita pós-moderna explora muito o campo que é o da ficção interagindo com a realidade”, prosseguiu o autor. “Quando você vê numa história que um personagem fictício conversa com um personagem real, você é levado a acreditar muito mais na história, porque interagiu a ficção com a realidade”, concluiu o Antonio Sena, dizendo ainda que a ciência, muitas vezes, “anda atrás da ficção”.

Biografia

Antonio Bernardino de Sena Neto nasceu em Saúde, BA, e desde criança reside no Paraná. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Marília, SP, e é pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina, PR. Reside em Goioerê desde a sua fundação. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal por dois mandatos, vice-prefeito e prefeito da cidade. Foi diretor-presidente do Detran do Paraná e presidente da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze). É autor das seguintes obras literárias: O porcenteiro (romance), Navegar é preciso (documentário), Histórias que a vida me contou (contos e crônicas), Operação terra sem mal (romance policial), Só o vento pode explicar (romance que tem como pano de fundo o meio ambiente).


Ester de Abreu Piacentini, presidente da AML
 
Ana Paula Monteiro, Prof. de Língua Portuguesa

Dr. Maximiliano Deitos
 
Cristiano Calixto, representando o prefeito de Campo Mourão

Entrega de um exemplar à secretária de Cultura, para a biblioteca pública
 

Livro Histórias que eu não havia contado
 
Autor autografando sua obra