Anúncios Google
14/03/18 Quarta-feira
LIRAa  
Índice baixa, mas ainda está com “médio risco” para infestação

A Secretaria Municipal de Saúde de Mamborê, através do Setor de Endemias, realizou o 2º Levantamento de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti  (LIRAa) do ano. O período do levantamento foi de 6 a 9 de março e apontando um índice de 3,1% para epidemias das arboviroses: Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela. O percentual de 3,1% classifica o município com “médio risco” para a ocorrência de uma epidemia. A situação estava pior no início deste ano, quando o percentual havia atingido 5,6% (alto risco para epidemia).

Em Mamborê, a maior parte de criadouros do mosquito são encontrados nos resíduos sólidos (lixos em geral) descartados de maneira inadequada pela população em seus quintais,  terrenos baldios abandonados com matagal,  depósitos para

 

  armazenamento de água  como cisternas, tambores, barris, baldes, etc., sendo estes um grande problema encontrado pelo governo municipal na diminuição da proliferação do vetor transmissor das doenças.

O combate à dengue é de responsabilidade dos órgãos públicos, mas depende, especialmente, da colaboração, conscientização e atitude correta de cada indivíduo com seus quintais e terrenos baldios. Cabe aos órgãos públicos instruir, fiscalizar, promover ações de combate ao vetor e dar assistência de saúde. Já a população tem a parte principal que é justamente evitar meios de proliferação do mosquito Aedes aegypti, mantendo seus quintais limpos, sem acúmulo de lixo e entulhos, encaminhando-os para descarte adequado, mantendo cobertos e vedados todo tipo de depósito de armazenamento de água para o consumo, realizar a limpeza necessária tais como capina ou roçada nos terrenos baldios e passeios da via pública de sua responsabilidade. O mosquito se reproduz em qualquer lugar que houver condições favoráveis seja água parada limpa ou suja.