Anúncios Google
20/03/18 Terça-feira
Legislativo  
Sessão ordinária de segunda-feira na Câmara

Os integrantes do Legislativo do Município de Mamborê se reuniram, ordinariamente, na noite de segunda-feira (19), no plenário Vereador Dorneles Adão Cavali para a sessão de nº 5, deste ano. Após a leitura de uma passagem bíblica, tiveram início as leituras, discussões e votações. O secretário fez a leitura de um ofício da Divisão Municipal de Esporte, convidando para a partida entre Mamborê e Corumbataí do Sul, no Estádio Municipal, no domingo (25). O jogo faz parte da segunda rodada da Copa Comcam/Sicredi. Lido também o convite para a 1ª fase do Campeonato Paranaense de Karate Interestilos, no dia 14 de abril, no Ginásio de Esportes Alceu Roque Devitte. A realização é da Associação de Artes Marciais Team Ratz. A Secretaria Municipal de Educação havia encaminhado um ofício com a prestação de contas do Fundo Municipal de Educação, referente a fevereiro de 2018. Em pauta, na sessão, 5 indicações, 1 moção, 3 projetos de lei e 2 projetos de resolução.

Vídeo da sessão nº 5 da Câmara Municipal

Projetos de Lei (PLs)
Os PLs nº 23/2018, 24/2018 e 25/2018, de autoria do Poder Executivo e todos de suplementação de verbas, foram lidos e encaminhados para análise jurídica e das comissões permanentes.

Projetos de Resolução (PRs)

Os PRs nº 3/2018 e 4/2018 também foram lidos e encaminhados ao jurídico e comissões.

O PR 3 é de autoria do vereador José Aparecido Januário (PPS) e propõe a concessão de Comenda de Mérito e Gratidão de Mamborê à Irmã Regiane Romanichen, que ficou à frente da direção da Escola Nossa Senhora de Fátima durante 10 anos. Natural de Prudentópolis, a religiosa pertence à Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada e celebra 25 anos de vida religiosa, em 2018. Atualmente, a Ir. Regiane está na direção do Colégio Imaculada de Prudentópolis.

O PR 4, de autoria da Mesa da Câmara, dispõe sobre o programa de estágio de complementação educacional na Câmara Municipal de Mamborê, para dois estudantes universitários. Cada estagiário(a) receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 600,00, com jornada de 20 horas semanais.

Indicações apresentadas

Indicação n° 32/2018 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Que seja asfaltada a Rua Piraí, trecho entre as quadras 38 e 48.

Indicação n° 33/2018 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Solicito que seja feita a manutenção das pedras irregulares da estrada que dá acesso à comunidade do Canjarana.

Indicação n° 34/2018 – Autoria do vereador José Aparecido Januário (PPS)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Que seja realizado o serviço de calçamento, no local externo do abrigo de cães. Nesse espaço se encontram duas casinhas de cachorros e serve também de espaço de circulação dos animais. Solicito, ainda, a abertura de mais uma janela na parte dos fundos do abrigo.

Indicação n° 35/2018 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Que sejam realizados estudos sobre a viabilidade de inserir no Lago Municipal do Parque Prefeito Armando Alves de Souza, alevinos de peixes de diferentes espécies, a exemplo do Pacu, Matrinxã, Surubim, para que haja o devido equilíbrio da biodiversidade, bem como, que a pesca seja liberada com mais frequência para os munícipes.

Indicação n° 36/2018 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Construir uma placa indicativa, no entroncamento da estrada para o Guarani, com a indicação: “Estrada Divisor Juranda”, como já existe nas estradas do Guarani e Pranchinha.

  Moção

Foi aprovada por unanimidade a Moção de Congratulações nº 1/2018, de autoria do vereador Pastor Everson Clei Tiburcio (PSC), à 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular – Pastor Augustinho Palmeiro. O vereador justificou a proposta de moção pelo empenho e dedicação para a construção de um templo no patrimônio Guarani, o qual foi inaugurado no dia 8 de março

Comentários dos vereadores

O vereador Januário comentou sobre a sua Indicação, nº 34/2018. Ele disse que havia feito uma visita ao abrigo provisório de animais da Asam e constatou algumas irregularidades, como falta de ventilação. Disse que a repercussão foi grande de um vídeo seu publicado em uma rede social. O vereador informou que encaminhou um pedido de providências ao Ministério Público. "A entidade não está fazendo um atendimento a contento", disse Januário. 

O Pastor Everson registrou a presença do Pastor Augustinho Palmeiro, pastor João Marcos e Marcelo Povh, no plenário da Câmara. Ele falou sobre a moção, de sua autoria, à igreja, solicitando apoio dos vereadores para aprovação. "Esta igreja que tem trabalhado incansavelmente, chegando ao patrimônio Guarani", falou o vereador, referindo-se à inauguração, no dia 8 de março.

O vereador Januário disse que acompanha o trabalho há cerca de 10 anos, bem como a construção da igreja no Guarani, citando também o trabalho da AAMeC, que é mantida pela Igreja Quadrangular.

O vereador e presidente da Câmara Jairo Arruda parabenizou o vereador Pastor Everson pela autoria da moção e parabenizou os homenageados. Os vereadores Osvaldeli, Mauricio e Chitão também se manifestaram favoráveis à moção, a qual foi aprovada por unanimidade.

No momento das comunicações parlamentares o vereador Jairo parabenizou o início dos trabalhos na melhoria na estrada para Pranchinha. "Acho que tem muita coisa boa acontecendo e muita coisa boa por acontecer", disse Jairo Arruda, lembrando a obra financiada que é o recape da Av. Paulino Ferreira Messias e que teve o contrato assinado, nesta semana, com a empresa que executará a obra. Ele também falou sobre a licitação para continuidade da Super Creche e Escola Brazotto, as quais estão em andamento.

O vereador Fábio (Chitão) disse que os vereadores têm a sua parcela de colaboração nas realizações. “Temos sido parceiros nas conquistas”, disse Chitão.

O vereador Mauricio citou a visita do deputado federal Hermes “Frangão” Parcianello (MDB-PR), em sua residência, no sábado (17). O vereador manifestou contentamento e agradecimento pelas possibilidades de auxílio ao município, apresentadas pelo deputado. Entre elas, verba para o desvio do tráfego pesado do centro da cidade.

 
Vice-presidente Fabio da Silva Ferreira assumindo a presidência, temporariamente, para que o presidente fizesse uso da tribuna, durante as comunicações parlamentares   Pastor Augustinho Palmeiro, pastor João Marcos e Marcelo Povh, no plenário da Câmara